a) O metilfenidato é um análogo das anfetaminas amplamente utilizado para o controle do apetite. ERRADA. Metilfenidato é utilizado para tratar TDHA. Controle do apetite é Sibutramina e outros derivados das anfetaminas.
b) Apesar de causar dependência química, as anfetaminas raramente são fatais para os indivíduos que as utilizam. ERRADO. Podem ser fatais, sim. A intoxicação aguda produzida pelos anfetamínicos produz sintomatologia clínica similar àquela decorrente do uso de cocaína. Primeiramente, ocorre acentuação dos efeitos farmacológicos no SNC e cardiovascular. Podem surgir hipertermia, edema cerebral, hemorragia intracraniana difusa ou colapso cardiovascular, sendo esta a principal causa da morte.
c) A metanfetamina é o composto ativo do ecstasy, que age como estimulante do sistema nervoso central, como as outras anfetaminas. ERRADO. O composto ativo do ecstasy é o MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina).
d) Aconselha-se que os usuários de ecstasy consumam grande quantidade de água, para minimizar efeitos como o aumento da temperatura cor pórea e a desidratação causados pela droga no organismo. ERRADO. O aconselhado é não consumir rsrs
e) A 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) presente no ecstasy, além de liberar dopamina e norepinefrina na fenda pré-sináptica, é um potente estimulante da liberação de serotonina. CERTA