SóProvas


ID
1987090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O comitê gestor de TI de uma organização decidiu implantar, na gestão de serviços, um processo da área de desenho de serviço da ITIL para gerenciar riscos que possam impactar seriamente o negócio. O processo deverá incluir a redução de riscos a um nível aceitável bem como o planejamento para a recuperação de processos de negócio, caso este seja interrompido.
O processo da ITIL v3 que supre a demanda do comitê gestor é o processo gerenciamento de

Alternativas
Comentários
  • gerenciamento da continuidade do negócio (GCN) gerencia os riscos a fim de garantir que a todo tempo a organização possa dar continuidade à sua operação, ao menos, em um nível mínimo predeterminado. Esse processo tem por finalidade reduzir os riscos a níveis aceitáveis e criar planos de recuperação para restaurar as atividades do negócio se esses riscos se materializarem e ocorrer uma interrupção no negócio.

     

    Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/processo-de-gerenciamento-da-continuidade-do-servico-de-ti/

  • Gabarito A

    O processo de Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI – GCSTI é responsável por gerenciar os riscos de uma empresa que podem afetar seriamente o negócio, e isso envolve a redução dos riscos a um nível aceitável e o planejamento da recuperação dos processos de negócio.

    O Gerenciamento de Continuidade do Negócio – GCN estabelece os objetivos, o escopo e os requisitos para o GCSTI e depende do compromisso da alta gestão e do suporte de todos os membros da organização para ser bem sucedido.

    Um GCN define os passos necessários para restaurar os processos de negócio após uma interrupção, além de identificar os disparadores para atualização, pessoas envolvidas, comunicação, etc.

    O escopo do GCN considera que todos os processos críticos de negócio e serviços de TI identificados são sustentados. Podendo incluir membros do pessoal da TI, hardware, software, serviços essenciais, registros em papel, serviços de correio, serviços de voz e áreas físicas, por exemplo, escritórios, CPD e outros.

    Os Planos de Continuidade dos Serviços de TI – PCSTI são partes significativas do Plano de Continuidade de Negócio PCN e são nestes planos que constam as atividades para a recuperação e contingenciamento dos ativos.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Processos – Gestão de Continuidade

    Redução de riscos e definição de alternativas para recuperação dos serviços de TI.

    Objetivo: Manter continuamente capacidade de recuperação dos serviços de TI para atender a necessidades, requisitos e prazos do negócio.

  • Pode ser preciosismo meu, mas vejo a gestão de continuidade do negócio - GCN como algo BEM mais amplo que a continuidade do serviço - GCSTI (alvo da ITIL). Conforme o excelente comentário do colega Ibsen, a GCN orienta a GCSTI. Dizer que o GCN é um processo da ITIL, no meu entendimento, é incorreto por extrapolar o escopo de gerenciar serviços de TI, que a ITIL se propõe a cumprir.

  • Para quem tem dúvidas da diferença entre letra A e letra E:

     

    Gerenciamento de Disponibilidade lida com aumentar a confiabilidade do serviço , isto é, que ele esteja "no ar" (disponível) quando os usuários precisarem acessá-lo. Perceba que o foco aqui é tentar aumentar as chances de que o serviço fique disponível o máximo de tempo possível através de uma análise das necessidades de disponibilidade do Negócio, do próprio Serviço e da Infraestutura de TI por trá. É mais proativo, visa a evitar que o serviço seja interrompido.

     

    Gerenciamento de Continuidade lida com o risco de um desastre, um evento que interrompa a disponibilidade, ou seja, "tire o serviço do ar". Aqui, o objetivo é ter uma política bem definida de Planos de Continuidade (como eu faço para recuperar os meus serviços) e Planos de Contingência (como eu faço para ter um nível mínimo de serviço, mesmo com boa parte dele "fora do ar"). É muito mais reativo, ou seja, atua depois que o serviço foi interrompido por alguma razão, visando recuperá-lo.

     

    (Fonte: Fernando Pedrosa)

     

    At.te

    Foco na missão!!