SóProvas


ID
1987957
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Cristiano Otoni - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dentre as características para uma boa convivência no ambiente de trabalho, que promovem atitudes assertivas no relacionamento interpessoal, favorecendo a interação entre os pares (colegas de trabalho), podemos destacar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: 10. COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
    Técnicas utilizadas na comunicação interpessoal
    • Paráfrase: consiste em dizer, com as próprias palavras, aquilo que o outro disse, isto é, mostra ao outro o significado do que você apreendeu do que ele disse. A paráfrase é uma das maneiras de testar a compreensão da mensagem antes de reagir a ela.
    • Descrição de comportamento: consiste em relatar as ações específicas, observáveis, dos outros, sem fazer julgamentos ou generalizar os motivos ou traços de personalidade.
    • Verificação de percepção: consiste em dizer a própria percepção sobre o que o outro está sentindo, a fim de verificar a compreensão dos sentimentos e do conteúdo das palavras emitidas.

     

  • Autoconhecimento – Fundamental para administrar bem os relacionamentos, autoconhecimento implica reconhecer nossos traços de comportamento, o impacto que causamos nos outros e que comportamentos dos outros nos incomodam. Por exemplo: uma pessoa objetiva e dinâmica, que gosta de agir com independência e rapidez para atingir seus objetivos, pode ter conflitos na interação com um colega de perfil mais cauteloso e metódico, que segue regras à risca e tem um ritmo mais lento por se preocupar com detalhes. Porém, se pelo menos um dos dois tiver autoconhecimento, pode utilizar estratégias que minimizam o conflito com o outro.

    Empatia – Trata-se de considerar os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações. Sem isso, não há como chegar a uma negociação ganha-ganha, fruto de um relacionamento equilibrado. A empatia também nos torna capazes de enxergar além do próprio umbigo e ampliar nossa percepção da realidade com os pontos de vista dos outros. Entre as várias coisas que se pode fazer para praticá-la, a mais básica é saber ouvir.

    Assertividade – Para ter relacionamentos saudáveis, não basta ouvir: é preciso também falar, expressar nossas opiniões, vontades, dificuldades. É aí que entra a assertividade, a habilidade para nos expressar de forma franca, direta, clara, serena e respeitosa.

    Cordialidade – Tratar as pessoas com cordialidade é ser gentil, solícito e simpático, é demonstrar consideração pelo o outro de várias formas. Pode ser com o “bom dia” com que saudamos o destinatário de nossa mensagem de e-mail, com o ato de segurar a porta do elevador para alguém entrar ou apanhar do chão um objeto que o colega deixou cair. Dizer “obrigado” olhando a pessoa nos olhos, oferecer-se para prestar uma ajuda, cumprimentar aquele com quem cruzamos no corredor, mesmo saber seu nome... A cordialidade desinteressada, que oferecemos por iniciativa própria, sem esperar nada em troca, é um facilitador do bom relacionamento no ambiente de trabalho.

    Ética – Ser ético é ter atitudes que não prejudiquem os outros, não quebrem acordos e não contrariem o que se considera certo e justo. Podemos ter muito autoconhecimento, ser altamente empáticos, assertivos e cordiais, mas, se não nos conduzirmos pela ética, não conseguiremos manter relacionamentos equilibrados.

    Gabarito: C

  • Gabarito:C "Erro da Palavra: Assertividade que foi escrita sem o "r".
  • Dentre as características para uma boa convivência no ambiente de trabalho, que promovem atitudes assertivas no relacionamento interpessoal, favorecendo a interação entre os pares (colegas de trabalho), podemos destacar:

    A Produtividade, Ética, Resultado, Foco, Objetivos.

    Esses são os erros da letra A! Fiquei tentado a marcar, mas percebi que não é preciso existir esses elementos num relacionamento interpessoal.