-
Errado. Está na fase de destinação.
Destinação: esta fase é responsável por determinar o prazo de guarda dos documentos na fase corrente e intermediária, bem como quais documentos serão objeto de arquivamento permanente e os que deverão ser eliminados por terem perdido valor de prova e de informação para a insituição. A fase de destinação desenvolve-se a partir daanálise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos.
Fonte: Ponto dos Concursos.Prof Lincoln Barros
-
A destinação final dos documentos de arquivo, que envolve a definição da eliminação ou guarda permanente dos documentos, está prevista na fase de produção do programa de gestão de documentos. Resposta: Errado.
Comentário: está prevista na tabela de temporalidade.
-
PREVISTA NA TABELA DA TEMPORALIDADE
-
Errado!
A destinação final está prevista na fase de "Avaliação e destinação de documentos" do programa de gestão de documentos.
Segundo Marilena:
"Avaliação e destinação de documentos: talvez a mais complexa das três fases da gestão de documentos, se desenvolve mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição."
Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática
-
Na fase de produção/criação os documentos são acumulados à partir das funções e atividades da entidade, independente do suporte ou natureza.
É na fase de Avaliação, que está previsto o destino dos documentos, recolhimento ou eliminação.
FUNÇÕES ARQUIVÍSTICAS:
[ lembrando que a arquivologia é um ramo da arquivística, que é a ciência da informação]
- criação/produção: aqui os documentos são gerados e acumulados conforme a sua função/atividade;,
- avaliação: aqui os documentos são avaliados pela tabela de temporalidade e o plano de destinação, aonde recebem a idade documental/ e o prazo de guarda em cada clico vital.
- aquisição: aqui os documentos são adquiridos como arquivos pela entidade, seja no arquivo corrente [ aquisição]
intermediário [transferência] ou no permanente [ recolhimento] as possibilidades são
corrente: eliminação ou transferência
intermediário: eliminação ou recolhimento
permanente: destinação final de documentos que possuem valor histórico ou informativo.
Tanto a transferência quanto o recolhimento fazem parte da aquisição.
- conservação: logo após entrarem em aquisição, aqui os documentos recebem o acondicionamento e a preservação necessária.
- classificação: aqui os documentos são classificados conforme a sua função, estrutura e assunto. as ferramentas usadas nesta etapa são o plano de classificação e o código de classificação.
- descrição: nesta etapa são atribuídas as ferramentas de pesquisa, como índice, catálogo, guia, sumário, de acordo com a necessidade.
- difusão: esta é uma fase específica do arquivo permanente, que tem como base expandir a informação e o acesso ao usuário por diversos meios possíveis, como o arquivo corrente e intermediário em regra são restritos
[ e não sigilosos] a difusão não é aplicada nos mesmos.
ao todo são 7 funções arquivísticas, espero que este comentário agregue, aberto à correções.
Gaba: ERRADO.