-
O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística equipara a definição de aquisição à de “entrada de documentos” e define como “ingresso de documentos em arquivo, seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito, doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração ou transferência; Ingresso de documentosem arquivo corrente através do protocolo” (ARQUIVO NACIONAL,2005, p.85).
Fonte: http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/114/Souza_F%E1bio_Nascimento.pdf?sequence=3
Não se esqueça : A transferência dos documentos de arquivo do arquivo corrente para o arquivo intermediário consiste na TRANSFERÊNCIA.
-
Boa tarde!
AQUISIÇÃO REFERE-SE>> RECOLHIMENTO E TRANFERÊNCIA.
QUESTÃO RECORRENTE NO CESPE.
GAB. C
-
Q474102
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: MPU
Prova: Analista - Arquivologia
Acerca das funções arquivísticas, julgue o item que se segue.
A transferência — passagem dos documentos de arquivo dos arquivos correntes para os arquivos intermediários — regulada pela tabela de temporalidade, inclui-se entre os objetivos da função de aquisição. (CERTO)
-
Gab.: CORRETO
AQUISIÇÃO: Contempla a entrada dos documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento do acervo. Cabe ao arquivista estabelecer as regras e procedimentos para assegurar que o acervo recebido é completo, confiável e autêntico e, desta forma, lhe conferir o máximo de credibilidade como evidência.
-
AQUISIÇÃO: CORRENTE/ INTERMEDIÁRIA/ PERMANETE
-
Falou em Aquisição ou trânsito
→ Documento entrando no arquivo (Recolhimento, transferência e tal)
→ É operacionalizada pela tabela da temporalidade
-
CORRETO!
é a transferência