-
Gabarito D
1. No primeiro parágrafo, a expressão “os itens acima” refere-se a comentários de notícias e posts”. Errada, refere-se a opiniões ponderadas e críticas construtivas.
2. “troladas” pode ser considerado um neologismo em português, através da transformação do estrangeirismo “troll” em substantivo. Correta. Acredita-se que o termo "troll" tenha surgido na Usenet (sistema de troca de informações em rede). O troll era o usuário que sistematicamente entrava nos fóruns para provocar os participantes. Foi até criado o jargãoDon't feed the trolls (Não alimente os trolls), para instruir os participantes das comunidades para não darem atenção às provocações deliberadas dos trolls.
3. No segundo parágrafo, o termo “aquilo”, repetido duas vezes a fala da pesquisadora, refere-se aos comentários. Correta
Assinale a alternativa correta.
-
Nessa mesma questão a afirmativa 3 foi dada como errada, pois o termo "aquilo" referia-se a "caminhão de sentimentos".
-
Concordo com você Joabe.. A mesma questão, inclusive utilizada por essa mesma banca, a alternativa 3 foi dada como errada. Algum professor de português ou colega para explicar qual está certa??
Link da mesma questão com gabarito diferente: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/50706857-71
-
Só rindo, na mesma questao havia errado por colocar a alternativa 3 como correta, agora o gabarito desta está se contradizendo.
---------
Afinal, qual elemento contido no texto nos faz objetivamente chegar a resposta correta?
Gramaticalmente falando, quando há dois termos anteriores enumerados (geralmente separados pela conjunção "E") e usamos o pronome demonstrativo " aquilo", ele retoma ao termo mais distante mencionado. Quando usamos o " isso" retoma ao termo mais próximo. Contudo, não é um caso de enumeração. Minha dúvida:
essa regra também vale para o caso descrito na questão?
-
No gabarito da prova consta que somente a 2 é verdadeira
http://www.nc.ufpr.br/concursos_externos/copel2015novo/provas/418.pdf
"O texto a seguir é referência para as questões 12 a 14. Comentários na Internet são “descarrego de ódio”, dizem psicólogos Se você busca debates sadios, opiniões ponderadas e críticas construtivas, não entre nos comentários de notícias e posts na Internet. Os itens acima são coisa rara no meio do mais puro “ódio.com”. “É um canal de escape emocional 24 horas no ar. Se a emoção é forte, eu descarrego um caminhão de sentimentos nos comentários”, afirma Andréa Jotta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia em Informática da PUC-SP. “O problema é que a Internet deixa aquilo eterno. Você pode mudar de opinião, mas aquilo fica registrado e pode te prejudicar no futuro”, completa. Dez anos atrás se popularizou o conceito de “Web 2.0”, e os sites noticiosos abriram espaço para os internautas opinarem sobre as reportagens. A ideia original era tornar os portais de notícia “uma rua de mão dupla”. Na prática, o espaço virou um congestionamento de palavrões, ameaças e preconceitos. “A tecnologia da internet fez explodir a demanda social da catarse. As opiniões são sempre radicais, explosivas”, opina o psicólogo Jacob Pinheiro Goldberg. “A lógica binária da internet estimula a visão maniqueísta do mundo: ou você é contra ou a favor. A sutileza não é o traço essencial da internet”, argumenta. A interatividade acabou gerando duas crias indesejadas: os “trolls” e os “haters”. O primeiro é um polemista que se diverte com a repercussão de suas “troladas”, gíria para opiniões descabidas e zombeteiras só publicadas para gerar revolta nos outros internautas. Já os “haters” são acusadores que distribuem sua fúria contra times, partidos, religiões, raças, gêneros, opções sexuais, gostos musicais e o que tiver em pauta. (Rodrigo Bertolotto, disponível em , 13/08/2015) **12 - Com base no texto, considere as seguintes afirmativas: 1. No primeiro parágrafo, a expressão “os itens acima” refere-se a “comentários de notícias e posts”. 2. “troladas” pode ser considerado um neologismo em português, através da transformação do estrangeirismo “troll” em substantivo. 3. No segundo parágrafo, o termo “aquilo”, repetido duas vezes na fala da pesquisadora, refere-se aos comentários. Assinale a alternativa correta. ►a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras."
-
Gab. "A"
Porém é bem subjetiva a interpretação do item 3, essa UFPR adora dar essas "gafes". Impressionante!
Ou essa banca adora receber recursos, ou um dos critérios para ser examinador dela é ser "meio despreparado", pois é impressionante como acontece isso, nas questões de português, com essa banca "brilhante".
-
Gab A
Ohhh, banca cabulosa, pense!
#Rumo_a_PCPR.
-
3. No segundo parágrafo, o termo “aquilo”, repetido duas vezes a fala da pesquisadora, refere-se aos comentários (FALSO)
“O problema é que a Internet deixa aquilo eterno= um caminhão de sentimentos nos comentários”,
Você pode mudar de opinião, mas aquilo fica registrado = comentários.
-
Questão subjetiva. Se vc errou, assim como eu, não desanime. A questão é polêmica. Bola pra frente que a prova ta aí!
-
Essa banca não costuma anular muitas questões. Sabe né? Prof. Universitário não erra, nunca!
-
na minha HUMILDE opinião:
Em questão ao item "3. No segundo parágrafo, o termo “aquilo”, repetido duas vezes a fala da pesquisadora, refere-se aos comentários."
Está correto, pois "um caminhão de sentimentos nos comentários" isso foi expressado em um comentário, simples assim.
-
Gabarito da banca: A.
De acordo com a banca, somente o item 2 está correto. No entanto, acho que o 3 também está.
Texto:
“É um canal de escape emocional 24 horas no ar. Se a emoção é forte, eu descarrego um caminhão de sentimentos nos comentários”, afirma Andréa Jotta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia em Informática da PUC-SP. “O problema é que a Internet deixa aquilo eterno. Você pode mudar de opinião, mas aquilo fica registrado e pode te prejudicar no futuro”, completa."
Como pensei:
"O problema é que a Internet deixa aquele comentário eterno. Você pode mudar de opinião, mas o comentário fica registrado e pode te prejudicar no futuro”, completa."
Outra questão polêmica, mas faz parte do jogo.
Bons estudos!
-
"aquilo" tá se referindo a que então???? kkkk pede comentário do professor, galera!
-
concordando com algumas opiniões a respetio da banca, já respondi questão iguais mas de concursos diferentes em uma estava certo no errado a mesma questão, eu tive achar a questão é era mesma questão fiquei pensando e agora qual está certo, na PC PR vai dar muito recurso.
-
Será que "aquilo" não se refere a "um caminhão de sentimentos"?? Se for posso aceitar meu erro kkkkkk
-
Alivio em ver, que não fui o unico kkkkk
-
eu odeioooooooooooooooooo essa banca, como que a 3 não esta correta?
-
Eu marquei a letra D , mas analisando com calma, você primeiro retira do texto partes irrelevantes.
No caso a parte que fala da pesquisadora ( isso não interessa ).
Fica assim : Se a emoção é forte, eu descarrego um caminhão de sentimentos nos comentários”, . “O problema é que a Internet deixa aquilo eterno. Você pode mudar de opinião, mas aquilo fica registrado.
O que fica registrado ? Os sentimentos ficam registrados.
aquilo = se refere aos sentimentos
- Logo a letra A está correta !
-
“O problema é que a Internet deixa aquilo eterno. Você pode mudar de opinião, mas aquilo fica registrado e pode te prejudicar no futuro”, completa.
O que a internet deixa eterno e registrado?
R: Comentários.
Alguém já viu a internet deixar sentimentos registrados?
Não é a toa que essa banca teve várias questões anuladas na prova da PMPR.
Quem for fazer PCPR, prepare-se.