GABARITO: B
A ferramenta BSC foi criada por Kaplan e Norton e possui quatro perspectivas de indicadores: Financeira, Clientes, Processos Internos e aprendizagem e inovação.
Indicadores ou perspectivas do BSC:
- Financeira (ou acionista);
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizado e Crescimento (ou inovação).
Princípios do BSC:
Traduzir a estratégia em guias operacionais.
Alinhar a organização à estratégia.
Transformar a estratégia em tarefa de todos.
Converter a estratégia em processo contínuo.
Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.
Para implementação do BSC:
Tradução da visão;
Comunicação e ligação;
Planejamento do negócio;
Feedback e aprendizado.
Fonte:
meus cadernos de 'ene' outras fontes.
____________________________________________________________________________________
O Balancaed Scorecard é uma ferramenta de controle estratégico que visa abranger os principais fatores críticos de sucesso de uma organização, em vez de ficar centrado apenas na área financeira, e monitorá-los com indicadores de desempenho. Para quem não sabe, indicadores de desempenho são como medidores convencionais, porém medirão situações organizacionais. Na vida fora da empresa, conseguimos medir a temperatura de uma pessoa, a velocidade de um veículo, a metragem de um terreno e diversas outras coisas, já numa organização, o papel de um indicador de desempenho é avaliar se determinado critério está bom ou ruim, como, por exemplo, quanto em inovação a organização tem desempenhado por ano. Quantas patentes ela gerou nessa temporada? Para uma indústria farmacêutica, este critério seria tão importante como quanto ela teve de lucratividade, haja vista que o registro de patentes de remédios garante a sustentabilidade da empresa no longo prazo.
(RIBEIRO, Thiago de Luca S. Administração sob a Ótica dos Concursos, Editora Labrador, São Paulo: 2016.)
BONS ESTUDOS.
Balanced Scorecard (BSC)
Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).
Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."
O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.
Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração