SóProvas


ID
1989100
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as Normas de Contabilidade Aplicadas às Entidades Públicas, NÃO se pode afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

                                                                                   CONTABILIDADE PÚBLICA

     

     

     

    A contabilidade pública segue o Regime Orçamentário (MISTO) reconhece a despesa orçamentária no exercício financeiro da emissão do empenho (Competência) e a receita orçamentária pela arrecadação (Caixa). 

     

    Art. 35 (Lei 4.320/64).Pertencem ao exercício financeiro:

    I –as receitas nele arrecadadas;

    II – as despesas nele legalmente empenhadas.

     

     

     

                                                                    CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

     

     

     

    A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) obedece aos princípios da contabilidade - Regime Contábil. Dessa forma, aplica- se o princípio da COMPETÊNCIA em sua integralidade, ou seja, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem, e não quando os recursos financeiros são recebidos ou pagos.

    Os artigos 85, 89,100 e 104 da Lei 4.320/, ao abordar o tema “Da Contabilidade”, determina que as variações patrimoniais devem ser evidenciadas, sejam elas independentes ou resultantes da execução orçamentária.

     

    Art. 85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.

    Art. 89. A contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira, patrimonial e industrial.

    Art. 100. As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistências ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária,e indicará o resultado patrimonial do exercício.”

     

  • Apenas tratando de forma mais resumidinha:

     

    Quanto aos regimes contábeis, são compatíveis as seguintes visões:

     >  na perspectiva patrimonial (adoção do regime de competência)= NBCT/MCASP

    >   na perspectiva Orçamentária (adoção do regime misto: reg.caixa + reg. competência)= Lei 4320 e LRF

     

    Assim, as Normas de Contabilidade Aplicadas às Entidades Públicas estabelecem que o registro contábil obedece o reg. de competência.

     

    GAB. B

     

    Fonte: Prof. Giovani pacelli, Estratégia