SóProvas


ID
1989544
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Maturéia - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        O Mirante do Sertão


    Parque ambiental que, segundo dados da Sudema, possui aproximadamente 500 hectares de área composta de espécies de Mata Atlântica e Caatinga, a Serra do Jabre é reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como uma das maiores fontes de pesquisas biológicas do país, pois possui espécies endêmicas que só existem aqui na reserva ecológica e devem ser fruto de estudo para evitar extinção de exemplares raros da fauna e da flora. O Parque possui 1.197 metros de altitude e é um observatório natural que permite que os visitantes contemplem do alto toda cobertura vegetal acompanhada de relevos e fontes de água dos municípios vizinhos. Uma paisagem rica em belezas naturais, que atrai a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros.
        (...)
      O Pico do Jabre surpreende por suas belezas, clima agradável e uma visão de encher de entusiasmo e energia positiva qualquer visitante. Com uma panorâmica de 130 km de visão, de onde se pode ver, a olho nu, os Estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, o Mirante do Sertão, título mais que merecido, é um dos lugares mais belos da Paraíba, com potencialidade para se tornar um dos complexos turísticos mais bem visitados do Estado.
      (...)
     Cenário ideal para os praticantes de esportes radicais, o Pico do Jabre atrai turistas de todas as partes do país, equipados com seus acessórios de  segurança. A existência de trilhas fechadas é outro atrativo para os desportistas, incansáveis na busca de aventura.

     O entorno do Parque Estadual do Pico do Jabre abrange cinco municípios com atividades econômicas voltadas para a agricultura. A turística no meio rural é uma das perspectivas para o desenvolvimento desta economia. O Parque Estadual do Pico do Jabre, dentro da malha turística do estado da Paraíba, com roteiros alternativos envolvendo esportes, cultura, gastronomia e lazer, traz benefícios a uma população, com a geração de mais empregos.

     O Parque Ecológico, como atrativo turístico natural desta região, faz surgir novos serviços, tais como mateiros, guias, taxistas, cozinheiros, dentre outros, os quais estão diretamente ligados ao visitante. Os novos empreendimentos que surgirão, vão gerar recursos utilizados para a adequação da infraestrutura local. Assim, surgirão novos horizontes para a região do entorno do Pico do Jabre, contribuindo para permanência de sua população, que não mais migrará em busca de empregos e melhor qualidade de vida. Com a preservação da natureza, que está pronta para despertar uma nova visão desta atividade tão promissora que é o turismo no meio rural. (http://www.matureia.pb.gov.br).

Assinale a opção CORRETA em que todas as palavras estão acentuadas na mesma posição silábica.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo. A palavra existência tem 4 sílabas e as outras 5. Se fosse pelas regras de acentuação seria a alternativa A (àgua - paroxítona com ditongo crescente; espécies - paroxítona com ditongo crescente; municípios - paroxítona com ditongo crescente)

    Se eu estiver enganado, por favor me corrijam.

     

  • Deve estar com o gabarito errado

     

    a) Água – espécies – municípios. (todas paroxítonas)

     

  • nao entendi tem como alguem tirar essa duvida pra mim obg

  • a) (gabarito) á-gua,   es-pé-cies,   mu-ni-cí-pios.

     

    b) pa-ís,   bi-o-ló-gi-ca,   en-dê-mi-co.

     

    c) e-co-ló-gi-ca,   ob-ser-va-tó-rio,   pa-ra-í-ba.

     

    d) e-co-nô-mi-cas,   a-ces-só-rios,   e-xis-tên-cia.

     

    e) in-can-sá-veis,   tu-rís-ti-ca,   pa-ís.

     

     

    CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO (Prefeitura de Matureia PB) - NÚMERO 4 GABARITO A

  • Acho que a banca quis trazer esse conceito.

     Proparoxítona aparente é uma palavra acentuada que, por terminar em ditongo crescente (-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -ua, -ue, -uo), tanto pode ser classificada de paroxítona (mais comum no Brasil) como de proparoxítona (mais comum no restante da CPLP)

    d) e-co-nô-mi-cas,   a-ces-só-ri-os,   e-xis-tên-ci-a. (proparoxítona aparente)

    Mais para cobrar tal conceito à banca tem que especificar no enunciado. Dessa forma, a questão fica passível de anulação.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.

  • Todas na penúltima sílaba

  • Sinceramente, não sei para que os gramáticos inventaram a tal da proparoxítona eventual, acidental ou relativa. Ai ai...

  • Uma forma de saber de que forma a palavra deve ser separada é:

    1) Saber onde estar a sílaba tônica nas palavras analisadas.

    Água – escies – munipios.

    2) A partir daí se a sílaba tônica estiver na mesma sílaba onde ocorre o ditongo é feito a separação silábica. Caso esteja fora, não se faz a divisão silábica.

    Água – á - gua

    espécies – es - pé - cies

    municípios - mu - ni - cí - pios

    Parece estranho para algumas palavras, mas pelo menos ajuda a enxergar qual tipo de regra está incidindo (ou não) sobre uma palavra, principalmente para os casos de proparoxítona aparente.

  • A Flávia Rita explica um método muito bom para lidar com as proparoxítonas eventuais, é só verificar a presença de acento na sílaba anterior. Se tiver, é junto. Caso contrário, separa. Ex.: História ( his-tó-ria, ao invés de his-tó-ri-a ), Horário ( ho-rá-rio, ao invés de ho-rá-ri-o).

  • Gab. A 

    Todas são paroxitonas terminadas em ditongo crescente.

  • Letra A 

    Todas são paroxítonas com ditongo crescente.

     

  • PAROXÍTONAS TERMINADA EM DITONGO ORAL CERSCENTE 

    (PROPAROXÍTONA APARENTE)

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs
    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: so(s), axé(s), bon(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: hisria, ries, quei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; cil, glúten, rum, cater, prótons, rax, ri, pis, rus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas. Ex.: álcool, quiem, máscara, nite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...
    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.