-
GABARITO: D
A Impessoalidade
A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.
-
A dica é que no enunciado já denuncia a resposta: Além de característica é um princípio -> Impessoalidade
-
Outra questão vai ajudar a compreender essa assertiva:
(Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Conhecimentos Básicos- Cargo 40) O tratamento impessoal nas comunicações oficiais decorre, principalmente, do fato de o comunicador ser o serviço público. C
Trecho da questão: "No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público; o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União"
Portanto, letra D.
-
GABARITO: LETRA D. Impessoalidade. Dica: A questão diz que é um princípio e só existe uma alternativa.
MANUAL DE REDAÇÃO DIZ O SEGUINTE:
1.1. A Impessoalidade
"A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União. Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre (...)
-
Algumas questões fazem a gente desapender....
-
o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica..IMPESSOALIDADE