SóProvas


ID
1989775
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Seremos todos Tay?

Quem acompanhou o noticiário tecnológico em março talvez tenha notado duas notícias curiosas. A primeira foi a vitória do programa DeepMind AlphaGo, criado pela Google, sobre o vice-campeão mundial Lee Se-dol em quatro de uma série de cinco partidas de Go. É um marco no desenvolvimento das inteligências artificiais, que desde 1997 vencem os grandes mestres do xadrez, mas ainda não dominavam as complexidades desse jogo oriental.

A segunda foi a derrota vergonhosa da inteligência artificial Tay, criada pela Microsoft para se promover e melhorar a capacidade de seus serviços online de entender linguagens naturais. Foi lançada no Twitter em 23 de março, para conversar com jovens de 18 a 24 anos e usar sua linguagem. Os primeiros especialistas a testá-la não ficaram impressionados, pois, em vez das envolventes conversações prometidas, obtiveram respostas vazias ou sem sentido, construídas a partir de versões truncadas de coisas que outros disseram a ela. “Quanto mais você falar, mais esperta ela vai ficar”, prometeu a empresa. Não foi o que aconteceu.

Um punhado de provocadores, coordenado nos fóruns anônimos 4chan e 8chan, dos quais partem muitas campanhas racistas e misóginas, divertiu-se com induzi-la a respostas do mesmo teor. “Odeio feministas, deviam todas morrer e queimar no inferno. Hitler estava certo, odeio judeus. (...) “O Holocausto aconteceu?”, perguntou um internauta. “Foi forjado”, respondeu Tay, com um emoji de aplauso. “Podemos empalá-lo?” (a Obama). “Soa como um plano”, foi a resposta.

Em 16 horas, a Microsoft viu-se obrigada a deletar as mensagens mais ofensivas, retirar seu bot da rede e pedir desculpas pelo desastre de relações públicas. Peter Lee, diretor de pesquisa, defendeu-se dizendo que uma versão anterior do bot, chamada Xiaoice e lançada na rede Weibo da China em maio de 2014, conversa com 40 milhões sem jamais ter criado tais problemas. Ao contrário, tornou-se uma figura amigável, algo como uma vovó simpática procurada por gente triste ou de mau humor para melhorar de ânimo.

Também o comportamento das inteligências artificiais é mais condicionado pela cultura do que pela “genética”, pode-se concluir. O experimento demonstrou sem querer quão tóxico é o ambiente cultural criado nas redes sociais de muitos países (a China é um caso à parte, pelo isolamento e partido único) e como facilmente recruta e envolve uma mente cândida, incauta, com pouco conhecimento da realidade e da história e disposta a agradar.

                                                                  (Carta Capital, 6/4/2016, p. 62-63)

A respeito do Go, mesmo que o leitor não o conheça, o texto permite inferir:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D correta: É um marco no desenvolvimento das inteligências artificiais, que desde 1997 vencem os grandes mestres do xadrez, mas ainda não dominavam as complexidades desse jogo oriental.

  • Qual erro da A? não entendi esse gabarito não.

  • Frederico, o jogo é oRiental como explica o texto no fim do primeiro parágrafo... Para a galera que errou marcando a alternativa "b": deveras que o GO é um jogo de tabuleiro, embora o texto não faça nenhuma menção a isto, dizendo apenas que se trata de um jogo mais COMPLEXO que o xadrez. A alternativa "d" está correta porque no significado semântico da palavra complexidade pode ser tirada a ideia de dificuldade; ora, o que é complexo é de difícil compreenção, se não será simples...

  • Questão de Interpretação (Interpretação ≠ Compreensão). A resposta está além do texto. O texto não permite deduzir que o GO é um jogo de tabuleiro, apenas que é um jogo. O xadrez é usado para mostrar a capacidade das inteligências artificiais de dominarem  a complexidade de um jogo. É possível subentender-se a partir do texto apenas que o GO é um jogo que apresenta dificuldades diferentes das apresentadas pelo xadrez.

     

    a) Contradição (apresenta a ideia, contrária à do texto, de que o GO é um jogo ocidental);

    b) Extrapolação (acrescenta a ideia, que não está no texto, de que o GO é um jogo de tabuleiro);

    c) Extrapolação (acrescenta a ideia, que não está no texto, de que o GO apresenta dificuldades inferiores às do xadrez);

    d) GABARITO.

  • O texto diz que o xadres é um jogo oriental: " que desde 1997 vencem os grandes mestres do xadrez, mas ainda não dominavam as complexidades desse jogo oriental."

    A respeito do GO: "  criado pela Google".

  • Boa noite!

    Vacilei por falta de atenção.