SóProvas


ID
1989841
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou, ainda, administração de recursos humanos, conhecida pela sigla “RH”, é uma associação de habilidades e metodologias, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado também recursos humanos o conjunto de empregados ou de colaboradores de uma organização. Mas, o mais frequente é que se chame assim à função de que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. Os serviços mais usados em recursos humanos são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • assessment vem sendo empregado como uma espécie de orientação.

    É seguindo tal princípio que hoje os setores de recursos humanos das empresas vêm gerindo seu capital humano.

    Existem diversos tipos de assessment, com intuitos e características próprias. Há, por exemplo:

    Testes que visam avaliar características pessoais;

    Outros que procuram traços motivacionais;

    E ainda os que medem desempenho.

    Apesar de cada um deles ter uma aplicação específica, todos eles podem ser complementares a ações de RH.

    Conhecer os colaboradores que estão em sua empresa é fundamental. Identificar líderes, utilizar o ponto forte de cada colaborador e suprimir as suas fraquezas podem ser os fatores determinantes para ter uma equipe de sucesso.

    O método faz uso de sistemas, políticas e práticas que vão fornecer uma gama de informações necessárias para planejar, produzir, implementar, gerenciar, treinar, apoiar e sustentar a força de trabalho de uma empresa.

    E como seu foco é em pessoas, o assessment é capaz de avaliar como elas se encaixam no sistema das companhias, como podem ser melhor utilizadas e mais produtivas.

    É que uma espécie de relatório, que visa entender e apontar tendências de comportamento, performance e potencial de colaboradores e candidatos.

    Esta forma de avaliação tem orientado os setores de RH graças à sua capacidade em definir se tal pessoa é capaz de cumprir com o que é exigido em posição profissional.

    É uma forma de avaliação que vai além da análise curricular, que busca respostas em aspectos mais sutis e pessoais.

    É uma forma de fazer com que o colaborador tenha um autoconhecimento sobre as suas aptidões.

    O assessment permite ao departamento de recursos humanos gerir o conhecimento em sua empresa através de técnicas que conduzem a um diagnóstico preciso do funcionário.

    Isso ajuda o profissional a compreender quais são as possibilidades para o desenvolvimento da sua carreira e amplia o seu horizonte.

    Em resumo, esta técnica é boa para a empresa, que compreende o seu funcionário e suas aspirações; e também para o colaborador, que vai poder conversar com um profissional e refletir sobre sua carreira.

    Isso colabora para tornar o clima empresarial saudável, fazendo com que a sua empresa consiga reter os talentos e se tornar um local desejado pela mão de obra especializada.

     

     

  • Headhunting é um processo da área de gestão de pessoas onde uma consultoria especializada é utilizada para selecionar executivos no mercado de trabalho.

  • Interim management-

    É um modelo de prestação de serviços pelo qual executivos experientes e de alto nível assumem a gestão temporária de um ou vários departamentos de uma organização. No atual cenário de reestruturação nas grandes corporações, com redução de posições em áreas de gestão, o gestor interino é cada vez mais requisitado.

  • Outplacement é uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o beneficio de todos os envolvidos.

    Praticar o Outplacement faz bem para a saúde, tanto da empresa, quanto do executivo dispensado. Para as empresas, possibilita atuar de forma socialmente responsável e em sintonia com as novas demandas do mundo atual. Permite, ainda, garantir a qualidade do clima corporativo e fortalecer a imagem institucional perante os públicos interno e externo.

    Para os executivos dispensados, representa um importante diferencial competitivo, capaz de minimizar os impactos do desligamento. Participar do programa demonstra que, mesmo não necessitando mais dos préstimos daquele funcionário, o demissor avaliza sua candidatura a um novo posto, oferecendo apoio de especialistas para que ele redefina a trajetória profissional

    As consultorias de outplacement são contratadas pelas empresas que estão demitindo seus colaboradores. Elas assessoram, orientam e apoiam os profissionais demitidos na procura por um novo trabalho, na obtenção de um novo emprego ou no início de negócio próprio. Também podem apoiar profissionais que estejam para se aposentar do antigo trabalho mas queiram se manter ativos profissionalmente.

     

     

     

  •  

    Embora compreenda também o apoio para a busca de um novo trabalho e recolocação profissional, a solução de outplacement[4][5] é mais abrangente. Executada por empresas de recursos humanos e especialistas em gestão e transição de carreira, busca auxiliar profissionais em todas os momentos desta etapa de vida e carreira. Enquanto a recolocação profissional é o processo pelo qual o profissional trabalha para conseguir um novo emprego, o outplacement oferece o apoio emocional, de infraestrutura, como a oferta de escritório equipado, espaço de trabalho compartilhado ou de salas individuais, podendo também disponibilizar através de equipes multidisciplinares todo o apoio e orientação que o profissional precisar para reorganizar as suas finanças, planejar sua capacitação, aprimorar o relacionamento interpessoal, buscar outras fontes de renda, planejar sua aposentadoria e até mesmo viabilizar o trabalho por conta própria - autônomo, como consultor, ou iniciando o próprio negócio.

    outplacement apoia em todas as etapas do processo de transição transição de carreira. Faz parte do seu objetivo prestar ajuda e muitas vezes treinamento no preparo do currículo, preparação de entrevistas, carta de apresentação, utilização do networking[6] e outras ações relacionadas com os processos de procura de um novo trabalho, mas envolve muito mais do que assessoria para recolocação e tem como principal componente do serviço o aconselhamento para ajustes na carreira, mudanças imediatas ou graduais e o Coaching profissional.

    Existem empresas, estas sim, especializadas em recolocação de carreira, que prestam serviço, em sua maioria direcionado a pessoas físicas, divulgando o perfil de profissionais para as companhias de recrutamento e seleção, empresas de headhunting e a executivos de empresas com poder de decisão.

  • Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.

    outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.

    Apesar das suas muitas vantagens, este processo também pode apresentar alguns riscos, por exemplo, algumas vezes os custos do outsourcing podem ser maiores do que os previstos.

    Outra desvantagem consiste em que a terceirização pressupõe um certo nível de dependência de pessoas que não conhecem o negócio e por esse motivo podem não apresentar um compromisso e motivação. Por esse motivo, muitas vezes a empresa que recorre ao outsourcing vê o seu negócio prejudicado.

    Além disso, o outsourcing pode resultar em corrupção, e pode ser usado como uma forma de desviar fundos de algumas organizações. Outra crítica consiste em que a terceirização pode contribuir para a exploração e desumanização do trabalhador.

    Quando acontece o offshore outsourcing(terceirização de serviços para uma empresa em outro país, de modo a encontrar mão-de-obra mais barata), há um aumento da probabilidade de demissões de trabalhadores.

     

  • ALTERNATIVA D)

     

    Assessment é avaliar comportamento e competências para conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, buscar autoconhecimento e gestão do conhecimento.

     

    O Interim Management é um modelo de prestação de serviços pelo qual executivos experientes e de alto nível assumem a gestão temporária de um ou vários departamentos de uma organização. 

     

    O headhunting consiste numa abordagem direta por parte de um consultor a um conjunto de potenciais candidatos. (Forma alternativa de recrutamento).

     

    O Outplacement é uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o benefício de todos os envolvidos. (Relacionado com a recolocação).

     

    O Outsourcing (terceirização) é uma consultoria de recrutamento solicitada pela empresa interessada. Os motivos para tal opção prendem-se à inexistência de recursos próprios da organização para proceder ao recrutamento e à seleção ou, se por motivos internos ou de mercado, pretenderem distância do processo. (Forma alternativa de recrutamento).

     

    O processo seletivo de uma organização é composto de recrutamento e seleção, e, dentro da área de gestão de pessoas, está relacionado à política de suprimento, sendo utilizado para incluir novos funcionários na empresa.

     

    Fontes: Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim

    https://www.slacoaching.com.br/slac-corporate/o-que-e-assessment

    https://www.linkedin.com/pulse/voce-sabe-o-que-%C3%A9-interim-management-carlos-macedo/