SóProvas


ID
1990204
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a anulação e revogação dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

     

    Lei 9.784 

     

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

     

     

    (a) A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vícios de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, ainda que em prejuízo dos direitos adquiridos. ERRADO 

    (b) A Administração deve anular seus próprios atos, por motivo de conveniência ou oportunidade, e pode revogá-los quando eivados de vícios de legalidade, respeitados os direitos adquiridos. ERRADO 

    (d) A Administração pode revogar seus atos por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, mas tem de requerer ao Poder Judiciário a anulação deles em casos de vícios de legalidade. ERRADO 

     

  • Complementando o colega Einstein

     

    Súmula 473 do STF - A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque dêles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

  • Quanto aos atos administrativos:

    a) INCORRETA. A anulação ou revogação dos atos administrativos por parte da Administração devem respeitar os direitos adquiridos, conforme art. 53 da Lei 9.784/1999.

    b) INCORRETA. A alternativa trocou os conceitos. A anulação incide sobre os atos com vício de legalidade, enquanto a revogação incide sobre os atos legais, mas inconvenientes ou inoportunos.

    c) CORRETA. Nos termos do art. 53.

    d) INCORRETA. A Administração tem o poder-dever de anular seus atos eivados de vícios de legalidade, sem necessidade da intervenção do Poder Judiciário.

    Gabarito do professor: letra C.
  • Lei 9.784/99:

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • Quase que eu caio na pegadinha da letra B. 

    Correta: C 

  • GABARITO LETRA B 

     

    LEI Nº 9784/1999 (LEI DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL - PAF) 

     

    ARTIGO 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • AUTOTUTELA

    Também não se confunde tutela e autotutela, pois esta corresponde ao poder que tem a Administração de rever os próprios atos, para corrigir ou anular os ilegais, bem como revogar os inoportunos ou inconvenientes, sem necessidade de recorrer ao Poder Judiciário.

    ___________________________________________________

    Q972346   Ano: 2019 Julgue o item a seguir acerca dos princípios da Administração Pública.

    O princípio da autotutela encerra verdadeiro poder‐dever, impondo à Administração que, constatando irregularidade, tome a iniciativa de restaurar a observância da legalidade. (CERTO)

  • ATOS IRREVOGÁVEIS = VC PODE DA??

  • Somente a Administração pode fazer revogação? Sim.

    A revogação pode ser feita pela Administração ou pelo Poder Judiciário, quanto aos seus próprios atos administrativos? Sim.

    Efeitos:

    Revogação: ex nunc = para frente Anulação/invalidação: ex tunc = para trás

    Efeitos prospectivos da revogação: para frente/futuro.

    Bons estudos!