SóProvas


ID
1990405
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.

    Entre os Maoris, um povo da Polinésia, existe uma dança destinada a proteger as sementeiras de batatas, que quando novas são muito vulneráveis aos ventos do leste: as moças executam a dança, acompanhada de uma canção que é um apelo para que o batatal siga o exemplo da dança. Essas moças maoris interpretam em fantasia a realização prática de um desejo.

     É nisto que consiste a magia: uma técnica ilusória destinada a suplementar a técnica real. Mas essa técnica ilusória não é vã. A dança não pode exercer qualquer efeito direto sobre as batatas, mas pode e de fato tem um efeito apreciável sobre as moças. Inspiradas pela convicção de que a dança protege a colheita das batatas, entregam-se às respectivas fainas com mais confiança e com mais energia. E, desse modo, a dança acaba, afinal, por ter um efeito sobre a colheita.

(Adaptado de: THOMSON, George. Linguagem e magia. Lisboa. Editorial Teorema, 1977, p.20)

Considerando-se o contexto, na frase Essas moças maoris interpretam em fantasia a realização prática de um desejo, deve-se compreender que o termo fantasia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

     

    a) Errada. A colheita das batatas é uma necessidade real desse povo.

     

    b) Errada. Essa dança produz efeito. Conforme o texto: "Mas essa técnica ilusória não é vã".

     

    c) Correta. Conteúdo relacionado: "É nisto que consiste a magia: uma técnica ilusória destinada a suplementar a técnica real. Mas essa técnica ilusória não é vã. [...] Inspiradas pela convicção de que a dança protege a colheita das batatas, entregam-se às respectivas fainas com mais confiança e com mais energia. E, desse modo, a dança acaba, afinal, por ter um efeito sobre a colheita".

     

    d) Errada. A técnica não é fadada ao fracasso porque "a dança acaba, afinal, por ter um efeito sobre a colheita".

     

    e) Errada. O texto não trata de racionalidade, mas sobre " [...] magia: uma técnica ilusória destinada a suplementar a técnica real".

     

    *** Faina, de acordo com o Aurélio, está relacionada à azáfama (trabalho muito ativo).

     

  • Não é um rito de magia prórpiamente dito. Além disso "A dança não pode exercer qualquer efeito direto sobre as batatas"  Pra mim a resposta é a b.

  • O que me ocorre é que todas estão erradas, sendo a C menos erradas que as demais. Parece que essa é a nova "técnica" adotada pela FCC para tentar dificultar as questões de interpretação de texto. As últimas 25 questões que vi da FCC encontrei outras questões de interpretação que, sem dúvida, não possuíam alternativa correta. Para mim a resposta correta seria uma alternativa em que apresentasse a primeira sentença da D com a última da C.

    Alguém discorda? 

  • Concordo com o companheiro Marcos Paulo, foi o mesmo sentimento que tive ao ler a questão.

  • Marcos Paulo, infelizmente é a nova "modinha". questões cada vez mais subjetivas...

  • Para mim, a letra C está perfeitamente correta. Eu não vejo como subjetivismo, vejo como: expandir a capacidade de pensar além do óbvio. O comentário do Nunes está perfeito.

    Não adianta ficar reclamando, com raiva da banca, a FCC (via de regra) faz questões excelentes.

  • Essas moças interpretam em fantasia a realização prática de um desejo

    CONFORME EXPOSTO NO TEXTO,

    A FANTASIA consiste num rito de magia - uma técnica ilusória destinada a suplementar a técnica real -, que não deixa de alcançar um efeito objetivo / PRÁTICO; PORQUANTO, inspiradas pela convicção de que a dança protege a colheita das batatas, entregam-se às respectivas fainas com mais confiança e com mais energia (COM FÉ, DETERMINAÇÃO E ENTUSIASMO).

    E, desse modo, a dança acaba, afinal, por ter um efeito PRÁTICO sobre a colheita (POIS USARAM A FÉ - AÇÃO E ORAÇÃO)

     

    E É ASSIM MESMO QUE FUNCIONA A RELIGIÃO!

     

    ASSIM COMO MOISÉS ABRIU O MAR VERMELHO, OS ISRAELITAS DERRUBARAM AS MURALHAS DE JERICÓ, DAVI VENCEU O GIGANTE GOLIAS E JESUS SUPORTOU A CRUZ DO CALVÁRIO E VENCEU A MORTE, TEM QUE HAVER A DIFERENÇA ENTRE O QUE CRÊ, E O QUE NÃO CRÊ, O JUSTO E O PERVERSO...