-
Comentário perfeito, Mario Ddtanck. rs. Precisa de atenção total e, às vezes, leva tempo. Acrescentaria outro ótimo comentário de mais um colega: prova de Língua Portuguesa da FGV é Raciocínio Lógico.
-
Raciocinei com base na transitividade do verbo ser; já que é um verbo de ligação, tanto faz a ordem que apareça a frase, desde que se mantenha lógica.
-
"FLOR" concursanda. A alternativa correta é a letra ==> (b); pois no trecho - Tal espetáculo é deprimente, embora isso agrade ao grande público, que lhe assiste hipnotizado. Verbo assistir, no sentido de pertencer, favorecer, caber, admite o lhe(s) como complemento, na questão em tela, temos:
...que pertence ao público hipnotizado.
Fonte de consulta: Autor Nilson Teixeira de Almeida- 9ª edição.(GRAMÁTICA da Língua Portuguesa para CONCURSOS, VESTIBULARES, ENEM, COLÉGIOS TÉCNICOS E MILITARES...)
-
Flor concurseira, deixa eu tentar te ajudar.
Com todo respeito, discordo do comentário do amigo Cleber Ferreira. Apesar de acreditar que o gabarito seja realmente a letra "b", a justificativa penso ser outra. Vamos lá!
b) que lhe assiste hipnotizado (Aqui o verbo assistir está no sentindo de ver e ouvir algo, no caso o espetáculo deprimente. O verbo assistir nesse sentido é transitivo indireto: quem assiste, assiste a alguma coisa; e o pronome "lhe" exerce essa função.) Obs.: o verbo assitir no sentido de dar assistência é transitivo direto: quem assiste alguém, dá assistência a alguém.
Vamos ao erro das demais:
a) não era a diversão que eu precisava (Quem precisa, precisa "de" alguma coisa. O Correto seria: não era a diversão de que eu precisava.)
c) preferem antes o luxo do que a tradição (Apesar das pessoas falarem dessa forma, inclusive eu kkkkkkkkk, está errado. Assim, quem prefere alguma coisa em detrimento de outra, prefere algo "a" alguma coisa. O correto seria: preferam antes o luxo à tradição.)
d) Embora agrade o grande público (O verbo agradar no sentido de transmitir satisfação é transitivo indireto: quem agrada, agrada "a" alguém. O correto seria: embora agrade ao grande público.)
e) Todos esqueceram do auto primitivo (O verbo esquecer é transitivo direto: quem esquece, esquece alguma coisa. O correto seria: todos esqueceram o auto primitivo.)
O cometário ficou meio longo, mas foi a forma que deu para explicar todos os itens.
Espero ter ajudado!
-
Eu pensei da seguinte forma:
Se eu digo que A é B, então seria o mesmo que dizer que B é A.
-
Erro
Letra c) “Não dê o peixe, ensine a pescar”. / Não ensine a pescar, dê o peixe.
Primeira significado aprender/ensinar e a segunda dar fácil.
Letra d) “É mais fácil construir um menino que consertar um homem” / É mais fácil consertar um homem que construir um menino.
Primeira mais fácil criar do que mudar outra pessoa e segunda mais fácil mudar do que criar.
Letra e) “O trabalho de um educador é irrigar o deserto, não derrubar a floresta”. / O trabalho de um educador é derrubar a floresta, não irrigar o deserto.
Primeira educador deve alimentar o vazio sem tirar o que já tem e a segunda ideia contrária.
-
Pensei da seguinte forma: "A consequência de entender tudo é perdoar tudo. Se eu entendo, logo perdoo. Ora, se eu perdoei tudo é porque eu entendi tudo."
-
melhor explicação é da Dani Cruz. Se eu digo que A é B, então seria o mesmo que dizer que B é A.
-
Errei a questão por falta de atenção.
-
Qual erro na A?
-
Adriana Marques!
A(o fim) justifica B(os meios). Então B(os meios) é justificado por A(o fim). E a segunda frase diz que B(os meios) justifica A(o fim). por isso está errada.
-
PARADOXO
-
Conjuntos?? kkkk
-
Paradóxo perfeito nesse universo semântico interpretativo.
-
Sinceramente fiquei A e B mas ñ consegui eliminar nenhuam delas. por favor peçam comentários do professor.