SóProvas


ID
1990900
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Considerando a conduta de Tício, médico regularmente habilitado, que, desejando matar seu paciente, entrega à enfermeira uma injeção contendo veneno, afirmando tratar-se de um anestésico e faz com que ela a aplique no respectivo paciente, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "b".

    É o clássico exemplo de autoria mediata. Conforme art. 20 do CP:

    Erro determinado por terceiro

    § 2º - Responde pelo crime o terceiro que determina o erro.

  • (B)

    ERRO PROVOCADO POR TERCEIRO


    Geralmente, no erro de tipo há um erro cometido espontaneamente, quando o sujeito atua por conta própria.

     


     Pode dar-se, entretanto, que um terceiro venha a determinar o erro no agente. Neste caso, diz o art. 20, § 2º, do CP, “Responde pelo crime terceiro que determina o erro”. Exemplo: o comerciante quer matar seu vizinho e não quer aparecer. No momento em que a empregada do vizinho vem comprar açúcar, maliciosamente lhe dá veneno e desse modo atinge seu objetivo, valendo-se do engano da empregada.

    http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=966

  • Alguém sabe me responder porque a letra D está incorreta?

  • Jessika, ela não pode responder na forma culposa, pois não foi um erro dela, ela acreditou em seu superior, pois ela acreditava firmemente que era remédio.

  • Manual de Direito Penal Brasileiro, Parte Geral, 11ª Ed - Zaffaroni e Pierangeli - observação importante sobre o caso em tela, vejam: "O princípio da confiança, desenvolve-se de acordo com o dever de cuidado a conduta daquele que, em qualquer atividade compartilhada, mantém a confiança em que o outro se comportará conforme ao dever de cuidado, enquanto não tenha razão suficiente para duvidar ou acreditar no contrário". Com esse entendimento, pode-se perceber que a enfermeira não tinha motivos para desconfiar no médico quanto à apicação da injeção, portanto, a letra "c" é mais indicada, tendo em vista este princípio norteador.

    Espero ter ajudado!!!

  • Jessica , área da saúde não existe hierarquia, são funções distintas. Sendo assim, o médico não é superior a enfermeira.
  • Existe divergência! Se entendermos, como parte da doutrina entende, observando a postura da enfermeira, se enquadrará em erro de tipo essencial.

    Se fosse evitável por o rémedio conter cor diferente ou algo do tipo, ela responderia por Homicídio Culposo.

    Se fosse considerado inevitável a enfermeira não responderia por nada, visto que excluiria dolo e culpa. 

    Contudo a questão considerou como ERRO ACIDENTAL DETERMINADO POR TERCEIRO, seguindo o entendimento do artigo 20 §2º do CP - Responde pelo crime o terceiro que determina o erro. Assim a questão correta é a questão B .

  • Se o médico absrover as funções de um enefermeiro e o enfermeiro não absrover as funções do médico configura-se a hierarqui. Por outro prima, quem assume as responsabilidades de um plantão é são os médicos, pois estes, além de prescreverem as medicações a serem ministradas pelos enfermeiros fiscalizam os procedimentos destes que por consequinte fiscalizam os auxiliares de enfermagem, configuranso assim, a hierarquia entre as funções, do maior para o menor. Ainda sim, creio que a questão deixou especificado o induzimento e não a determinação/obrigação de uma eventual subordinação. O médico a induziu a erro, enfermeira de boa fé, confiante nos conhecimentos do médico, imaginou estar diante de uma situação legítima do cumprimento do dever.

  • erro cometido por terceiro ou determinado por terceiro?

  • Aqui opera o que a doutrina chama de autoria mediata há ausência de vinculo subjetivo e portanto afasta-se o concurso de pessoas. em resumo..só o autor mediato (quem ordena ) e não o imediado (quem executa) responde pelo crime.

  • Bom, todo profissional de saúde sabe que não se deve administrar medicamento preparado por outra pessoa, mas a menos que você tenha acompanhado a preparação

  • Erro determinado por terceiro        

    § 2º - Responde pelo crime o terceiro que determina o erro    

  • Levando em consideração a interpretação a Letra A e D seriam a mesma resposta. Ou seja, já eliminava 2.
  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!