SóProvas


ID
1993393
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho de A ilustre casa de Ramires, de Eça de Queirós, para responder à questão.

    Bocejando, apertando os cordões das largas pantalonas de seda que lhe escorregavam da cinta, Gonçalo, que durante todo o dia preguiçara, estirado no divan de damasco azul, com uma vaga dor nos rins, atravessou languidamente o quarto para espreitar, no corredor, o antigo relógio de charão. Cinco horas e meia!... Para desanuviar, pensou numa caminhada pela fresca estrada dos Bravais. Depois numa visita (devida já desde a Páscoa!) ao velho Sanches Lucena, eleito novamente deputado, nas Eleições Gerais de abril, pelo círculo de Vila Clara. Mas a jornada à Feitosa, à quinta do Sanches Lucena, demandava uma hora a cavalo, desagradável com aquela teimosa dor nos rins que o filara na véspera à noite, depois do chá, na Assembleia da Vila.

(Eça de Queirós, A ilustre casa de Ramires. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br)

Apresentando o pensamento da personagem, percebe- -se, no texto, a ocorrência do discurso

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa pergunta??

  • A questão quis saber qual tipo de discurso empregado em um determinado trecho. No treco destacado na alternativa A, retrava um discurso indireto livre, que se traduz pela mistura de discurso direto e indireto. A expressão "Cinco horas e meia!" traduz a fala do personagem (discurso indireto) em sequência a narrativa de fatos que caracterizam o discurso direto. Ou seja, o trecho destacado apresenta a fusão dos dois tipos de discurso. (Corrijam-me se estiver errado).

  • não entendi?

  • Eu entendi a pergunta, mas não entendi a formulação das questões para analisar, marquei a D e errei !

  • No texto ocorre o discurso indireto livre, mas o grande bizu é : o que será isso ?

    O discurso indireto livre provém da Tipologia Narração, ele é percebido quando se deseja misturar o discurso direto com o indireto, mas sem fazer o uso de marcas do discurso direto, como travessões ou aspas.

    [...]

    Cinco horas e meia!...Para desanuviar pensou, numa caminhada pela fresca estrada dos Bravais

    O autor empregou a primeira pessoa num discurso predominantemente de terceira pessoa

    LETRA A

    APMBB

  • Na expressão "Cinco horas e meia!" o texto apresenta a fala do personagem ao olhar o relógio, situação citada no verso anterior. Quando houver falas soltas no texto, tudo junto e misturado, sem a presença de sinais indicativos de fala, será discurso indireto livre.