- ID
- 1994146
- Banca
- Aeronáutica
- Órgão
- EEAR
- Ano
- 2009
- Provas
-
- Aeronáutica - 2009 - EEAR - Sargento da Aeronáutica - Administração (Turma 2)
- Aeronáutica - 2009 - EEAR - Sargento da Aeronáutica - Eletrônica (Turma 2)
- Aeronáutica - 2009 - EEAR - Sargento da Aeronáutica - Enfermagem (Turma 2)
- Aeronáutica - 2009 - EEAR - Sargento da Aeronáutica - Laboratório (Turma 2)
- Aeronáutica - 2009 - EEAR - Sargento da Aeronáutica - Música (Turma 2)
- Aeronáutica - 2009 - EEAR - Sargento da Aeronáutica - Obras (Turma 2)
- Aeronáutica - 2009 - EEAR - Sargento da Aeronáutica - Radiologia (Turma 2)
- Aeronáutica - 2009 - EEAR - Sargento da Aeronáutica - Sistemas de Informação (Turma 2)
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Pré-sal: combustível para a educação
Maria Izabel Azevedo Noronha
A descoberta de reservas de petróleo na região pré-sal da plataforma marítima brasileira representa uma nova era econômica para o nosso país. Apenas no campo de Tupi, na Bacia de Santos, as estimativas apontam para a existência de um volume de cinco a oito bilhões de barris de petróleo. Trata-se de uma formidável conquista do nosso país, graças ao empenho de nossos técnicos, às políticas energéticas que vêm sendo implementadas e ao desenvolvimento de uma tecnologia de exploração em águas profundas que é única no mundo.
Entretanto, para que o novo salto que se projeta para a economia brasileira nos próximos anos resulte em melhoria real na qualidade de vida do nosso povo, resgatando a maioria da população de séculos de carências, miséria e abandono, é necessário que os vultosos recursos que advirão da exploração dessa riqueza recém-descoberta revertam em investimentos nas áreas sociais, sobretudo e prioritariamente na educação.
Alguns segmentos conservadores (...) criticam o volume de investimentos necessários para a exploração das reservas do pré-sal — algo como R$ 2 trilhões até 2017. Esquecem, providencialmente, que as reservas descobertas, segundo alguns especialistas, têm o potencial comercial estimado de até 100 trilhões.
Acreditamos que o povo brasileiro merece, sim, que se façam investimentos dessa ordem, os quais, naturalmente, serão maiores ou menores de acordo com a confirmação dos volumes de petróleo de cada reserva. O fundamental é que os royalties e as receitas resultantes da tributação desse verdadeiro tesouro sejam revertidos para aquele setor que pode fazer com que o Brasil dê o salto definitivo para o futuro, que é a educação.
Sobre o termo providencialmente no terceiro parágrafo do texto, é correto afirmar-se que se trata de um(a)