SóProvas


ID
1994251
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em qual alternativa a mudança de lugar do pronome destacado na frase não pode gerar outro sentido?

Alternativas
Comentários
  • O pronome possessivo geralmente vem anteposto ao substantivo.

    Quando, porém, se pospõe, pode mudar de significado a expressão de que faz parte. Observem o que acontece na alternativa:

    A. Envie lembranças nossas à família da viúva, temos lembranças que sentem de nós. Invertendo a ordem, colocando o pronome antes do substantivo, Envie nossas lembranças à família da viúva, temos as lembranças sentidas por nós ou no sentido concreto da palavra, quer dizer, referindo-se a algum tipo de agrado material

    B. Nela, Vocês receberam nossas informações, a posição do pronome antes do substantivo autoriza nos a inferir o sentido de que as informações nos pertencem, elas são de nossa propriedade. No entanto, ao colocarmos o pronome depois do substantivo, podemos inferir outro sentido: são as informações que alguém tem sobre nós.

    C. não ocorre mudança de sentido com a alteração do pronome possessivo. Podemos colocá-lo antes do substantivo (Obedeço sempre à minha consciência) ou depois (Obedeço sempre à consciência minha); o sentido não se altera em nenhuma das duas frases.

    D. A mudança do pronome possessivo minha altera o sentido da frase. Vejamos:

    Perguntei-lhes se ainda sentem raiva minha - nesta posição do pronome (após o substantivo), temos o sentido de que alguém sente raiva de mim; a raiva é sentida por alguém.

    Ao deslocarmos o pronome:

    Perguntei-lhes se ainda sentem minha raiva - nesse sentido é a raiva que eu sinto.

  • Gabarito: C