SóProvas


ID
1995703
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Alguns jovens relataram um caso em que um outro jovem, de origem vietnamita, foi preso sob a alegação de tráfico de drogas. O acusado não conhece ninguém no Brasil e o processo penal já se iniciou, mas ele não compreende o que se passa no processo por não saber o idioma e pela grande dificuldade de comunicação entre ele e seu defensor.


A partir da hipótese apresentada, de acordo com o Pacto de São José da Costa Rica, assinale a afirmativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A!

     

    Decreto nº 678, de 6 de novembro de 1992: Promulga a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) [apensa por cópia ao presente decreto], de 22 de novembro de 1969.

     

    Artigo 8º - Garantias judiciais

    1. Toda pessoa terá o direito de ser ouvida, com as devidas garantias e dentro de um prazo razoável, por um juiz ou Tribunal competente, independente e imparcial, estabelecido anteriormente por lei, na apuração de qualquer acusação penal formulada contra ela, ou na determinação de seus direitos e obrigações de caráter civil, trabalhista, fiscal ou de qualquer outra natureza.

    2. Toda pessoa acusada de um delito tem direito a que se presuma sua inocência, enquanto não for legalmente comprovada sua culpa. Durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, às seguintes garantias mínimas:

    a) direito do acusado de ser assistido gratuitamente por um tradutor ou intérprete, caso não compreenda ou não fale a língua do juízo ou tribunal;

  • A (A) está correta e é o gabarito da questão. Vide o art. 8º, 2, a, da Convenção:

    De acordo com a questão devemos analisar a Convenção Americana de Direitos Humanos para verificar se os direitos ali previstos constam deste documento, internalizado em nosso ordenamento como norma supralegal.


    Artigo 8º – Garantias judiciais


    2. Toda pessoa acusada de um delito tem direito a que se presuma sua inocência, enquanto não for legalmente comprovada sua culpa. Durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, às seguintes garantias mínimas:


    a) direito do acusado de ser assistido gratuitamente por um tradutor ou intérprete, caso não compreenda ou não fale a língua do juízo ou tribunal;


    A alternativa B está incorreta, pois a assistência por tradutor é gratuita, como vimos acima!


    A alternativa C, pois não existe tal regra no Pacto de San José da Costa Rica.


    A alternativa D, por fim, está incorreta e contradiz o dispositivo acima citado.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-prova-do-xx-exame-de-ordem-direitos-humanos/

  •  Segundo a Convenção Americana de Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de São José da Costa Rica, durante o processo judicial, o acusado tem direito a garantias judiciais mínimas, como por exemplo, o de ser assistido gratuitamente por um tradutor ou intérprete, caso não compreenda ou não fale a língua do juízo ou tribunal ( art. 8º, 2, a).


    A resposta correta é a letra A.


  • Segundo a Convenção Americana de Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de São José da Costa Rica, durante o processo judicial, o acusado tem direito a garantias judiciais mínimas, como por exemplo, o de ser assistido gratuitamente por um tradutor ou intérprete, caso não compreenda ou não fale a língua do juízo ou tribunal ( art. 8º, 2, a).

  • A duvida pairou entre a A e a B....mas ai lembrei que aqui é o paraíso para quem viola as leis

  • @filhotavi A questão versa sobre o Pacto de San José da Costa Rica, convenção que vigora em 23 países do continente americano e não apenas no Brasil. Em segundo lugar, o que você desejaria? Que um estrangeiro respondesse a um processo criminal inteiro sem qualquer conhecimento do que está sendo discutido? Se sim, recomendo ler "O processo", romance de Kafka.