-
sim!
a determinação da DBO é bem simples, é só medir o O² dissolvido a 0 dias e depois medir o O² disponível spós 5 dias numa incumadora a 20 ºC
a questão está certa ao dizer que esse método é um me´todo indireto porque para sabermos a concentração de O² devemos fazer titulação (determinar a quantidade de oxigênio por reagentes e cálculos químicos) ou a contagem de CO² produzida
-
c)demanda bioquímica de oxigênio.
A DBO mede a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar biologicamente, por bactérias aeróbicas, a matéria orgânica presente em um volume de água.
Calma, calma! Eu estou aqui!
-
DBO: mede quando de oxigênio é necessário para oxidar a matéria orgância;
carbono orgânico total (COT): mede diretamente a quantidade de matéria orgânica.
-
Amigos concurseiros, a questão apresentada é puramente conceitual. O parâmetro descrito no enunciado é chamado de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).
Entende-se por DBO a quantidade de oxigênio molecular necessária à estabilização da matéria orgânica carbonada decomposta aerobiamente por via biológica. A DBO é o parâmetro fundamental para o controle da poluição das águas por matéria orgânica.
Nas águas naturais, a DBO representa a demanda potencial de oxigênio dissolvido que poderá ocorrer devido à estabilização dos compostos orgânicos biodegradáveis. É um importante padrão de classificação das águas naturais.
Além disso, a DBO constitui-se em importante parâmetro na composição dos índices de qualidade das águas.
Resposta: C