SóProvas


ID
1996450
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em saúde, especificamente, as desigualdades sociais se apresentam como desigualdades diante do adoecer e do morrer, reconhecendo-se a possibilidade de redução dessas desigualdades, de modo a garantir condições de vida e saúde mais iguais para todos. À necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais” de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência, de desenvolvimento pessoal e social entre os membros de uma sociedade, abarcado pelo Sistema Único de Saúde, traduz o princípio:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto é Princípio da Equidade. Gabatito do site diz Igualdade, mas não existe este princípio na lei 8.080 do SUS, e justamente a equidade para o SUS significa “tratar desigualmente os desiguais”, o que é diferente de igualdade.

  • O gabarito correto seria a letra D, pois a questão fala do princípio da equidade que diz que devem ser atendidos conforme as suas necessidades, tratar os iguais igualmente e os desiguais desigualmente, sem contar que não existe esse princípio na lei 8080.

  • Cintia o Gabarito esta correto. Tratar os iguais de maneira igual e os desiguais de maneira desigual é um principio da Igualdade.

  • Jean e Cintia assistão: https://www.youtube.com/watch?v=PXwJuGxif_U. São principios do SUS igualdade e equidade, porém equidade está como principio doutrinario 

  • Nao tem o princípio da igualdade e sim equidade.

  • EQUIDADE um dos princípios finalísticos do SUS e, atualmente, o tema central em todos os debates sobre as reformas dos sistemas de saúde no mundo ocidental. A noção de equidade diz respeito à necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais” de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência, de desenvolvimento pessoal e social entre os membros de uma dada sociedade. O ponto de partida da noção de equidade é o reconhecimento da desigualdade entre as pessoas e os grupos sociais e o reconhecimento de que muitas dessas desigualdades são injustas e devem ser superadas. Em saúde, especificamente, as desigualdades sociais se apresentam como desigualdades diante do adoecer e do morrer, reconhecendo-se a possibilidade de redução dessas desigualdades, de modo a garantir condições de vida e saúde mais iguais para todos.

    REFERÊNCIA: http://www.saude.ba.gov.br/pdf/OS_PRINCIPIOS_DO_SUS.pdf

  • Nessa questão, basta apenas conhecimento da constituição que fala a respeito que todos são iguais e esse entendimento é aplicado de que temos que tratar os iguais mediante as suas igualdades e os desiguais mediante suas desigualdades, pois seria totalmente injusto, dar o mesmo tratamento para um deficiente fisico de alguem que tem boa capacidade fisica. Mas de acordo com a lei 8080, tambem devemos adotar esse entendimento, como o proprio principio da equidade trata. Bons estudos!

  • Integralidade - É o reconhecimento na prática dos serviços de que: cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade; as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas; as unidades prestadoras de serviço, com seus diversos graus de complexidade, formam também um todo indivisível configurando um sistema capaz de prestar assistência integral.

    Regionalização e Hierarquização - Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida. Isto implica na capacidade dos serviços em oferecer a uma determinada população todas as modalidades de assistência, bem como o acesso a todo tipo de tecnologia disponível, possibilitando um ótimo grau de resolubilidade (solução de seus problemas).

    Universalidade – É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público. Saúde é direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.

    Equidade – É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.

    Logo, a necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais” de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência, de desenvolvimento pessoal e social entre os membros de uma sociedade, abarcado pelo Sistema Único de Saúde, traduz o princípio da equidade.

    Resposta E

    Bibliografia

    http://www.planalto.gov.br

    http://www.pbh.gov.br/smsa/bibliografia/abc_do_sus_doutrinas_e_principios.pdf