SóProvas


ID
1997197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção em que são apresentadas, respectivamente, a enzima que auxilia na quebra das ligações de hidrogênio e a enzima que retira a tensão da dupla fita de DNA no processo de replicação de DNA.

Alternativas
Comentários
  • DNA topoisomerase (ou girase) - desfaz a torção da dupla-fita, possibilitando assim a atuação da DNA helicase.

    DNA helicase - faz a quebra das pontes de H, causando a abertura da dupla-fita.

     

  • A replicação do DNA envolve três etapas básicas:

    - Iniciação (desenrolamento).
    - Síntese contínua
    - Síntese descontínua.

    A duplicação do DNA é controlada por várias enzimas que promovem o afastamento das fitas, unem os nucleotídeos e corrigem eventuais erros de duplicação. A replicação se inicia em locais específicos da molécula de DNA chamados de origens de replicação, que possuem sequências muito ricas em Adenina e Timina. Este processo ocorre, então, nas duas fitas da molécula, sempre no sentido 5’ -> 3’.

    Nas origens de replicação a enzima DNA-helicase separa as fitas de DNA por meio da quebra das pontes de hidrogênio existentes entre as bases
    nitrogenadas. Em seguida, as chamadas proteínas de ligação à cadeia simples (SSBP – single strand binding proteins) se ligam às cadeias separadas e impedem que elas voltem a se unir. Para funcionarem, estas enzimas recebem a ajuda da DNA-topoisomerase, que desenrola a cadeia, diminuindo a tensão (torção) à medida em que as helicases avançam, facilitando, assim, o seu trabalho. Esta hélice aberta recebe o nome de forquilha de replicação.

    Fonte: Estratégia Concursos