-
GAB: D !
Muitas das propriedades de um átomo são determinadas pela quantidade de carga positiva "sentida" pelos elétrons exteriores deste átomo. Com exceção do hidrogênio, esta carga positiva é sempre menor que a carga nuclear total, pois a carga negativa dos elétrons nas camadas interiores neutraliza, ou "blinda", parcialmente a carga positiva do núcleo. Os elétrons interiores blindam os exteriores parcialmente do núcleo, assim, os exteriores "sentem" só uma fração da carga nuclear total.
A 'blindagem' é resultado das repulsões elétron-elétron, e seu resultado é a proteção (blindagem) dos elétrons quanto á carga nuclear total. No lítio, por exemplo, existem dois elétrons no orbital 1s que estão entre o núcleo e o elétron 2s. Assim, a carga sentida por esse último elétron, conhecida como carga nuclear efetiva, é menor do que a carga +3 do núcleo.[1]
A carga nuclear efetiva percebida pelos elétrons exteriores é determinada principalmente pela diferença entre as cargas do núcleo e a carga total dos elétrons interiores. A carga nuclear efetiva pode ser determinada seguindo as Regras de Slater. Ja a EI é a engergia necessária para remover um eletron da camada mais externa no seu estado fundamental
-
Alguém sabe explicar o motivo da letra "B" estar errada?
-
Thais Marinho , creio que nessa ''contagem'' não entre os metais de transição ! , aqueles em marron na tabela periodica.
-
A B está errada pois sempre devemos fazer a distribuição eletrônica de um determinado átomo para verificar sua eletronegatividade e eletropositivade.
-
Entendo que duas alternativas estão corretas B e D. Acho que o examinador pecou na redação da letra B.
Acho que eletropositividade e eletronegatividade possuem "tendências" ou "podem ser avaliadas" sim, pela posição ocupada na tabela periódica. Essas expressões não são taxativas e expressam um certo grau de flexibilidade. De qq forma, pedi comentário da professora...vai que!
-
Thais ! pense nos gases nobres : Os gases nobres possuem esse nome devido à sua alta estabilidade e consequentemente sua quase rara ligação com outros elementos. Eles fazem parte do grupo 18 da tabela periódica e são pouco reativos nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão). então acho que o erro da questão e generalizar afirmando que a posição é determinante para se aferir o caráter eletropositivo ou eletronegativo ! assim acredito ser o erro da questão !
-
Ana se for ao sentido da coisa, a posição na tabala e uma analogia, um mapa mental, logo não tem significado químico ou físico por isso e chamado de obstaculo epistemiologico de Bachelard e deve por isso ser evitado na pratica de ensino de ciências .
-
A) Errado.
Quando um elétron é englobado pela eletrosfera, os prótons do átomo liberam uma energia que permite que eles se conectem com esse elétron e o mantenham conectado. Isso é o que chamamos de eletroafinidade. Pela lógica, podemos afirmar duas coisas:
1 - Quanto menor o raio atômico, mais próxima a zona de contato entre o elétron e o núcleo atômico, logo, maior a energia liberada pelos prótons, o que explica a intensidade da conexão entre o núcleo e os elétrons de camadas mais baixas da eletrosfera.
2 - Quanto maior o número de prótons no núcleo do átomo, maior o número de partículas capazes de ceder suas energias para a formação de conexões com o novo elétron. Logo, maior a eletroafinidade.
Com a conclusão nº2 em mãos, fica claro que um elemento do grupo 15 tem maior eletroafinidade que um do grupo 13, no mesmo período, já que existem mais prótons em seu núcleo.
B) Correto.
Eletropositividade: Facilidade em perder elétrons. Quanto maior o raio atômico, menor a energia que une os prótons e os elétrons de valência, logo é mais fácil "roubar" esses elétrons de valência. Outra coisa a se considerar é a carga nuclear efetiva. Átomos com muitos elétrons terão maior blindagem eletrônica, o que facilita a perda de elétrons de valência.
Eletronegatividade: Facilidade em receber elétrons. Quanto menor o raio atômico, maior a influência dos prótons do núcleo sobre seus arredores, já que a maior parte de sua energia não é blindada por elétrons. Isso facilita a captura de elétrons e dificulta a perda de elétrons.
Como os elementos à direita na tabela periódica têm mais prótons que os elementos à esquerda, e como precisam de menos elétrons para atingir suas estabilidades eletrônicas, é possível dizer que eles têm maior tendência a receber elétrons, ou seja, são mais eletronegativos, enquanto os elementos à esquerda, por mais facilmente completarem suas camadas de valência por meio da cedência de elétrons, são mais eletropositivos. Também é possível afirmar que os átomos à direita são menos eletronegativos conforme o número atômico cresce, e os que estão à esquerda são mais eletropositivos.
Logo, é possível avaliar as tendências de eletropositividade e eletronegatividade baseando-se nas posições ocupadas na tabela periódica.
C) Errado.
Conforme retiramos elétrons da eletrosfera, a blindagem eletrônica se torna mais fraca, o que intensifica as relações próton-elétron, dificultando a ionização do átomo. Um íon +1 pode ser mais facilmente ionizado que um íon +2 de mesma espécie justamente por ter 1 elétron a mais, o que faz com que ele tenha uma maior blindagem eletrônica.
D) Correta.
A explicação para esta questão é a mesma que para a C, com a diferença que esta afirmativa está correta.
E) Errado.
Carga Nuclear Efetiva é energia. Você até poderia estabelecer algumas relações entre ela e a massa atômica, mas não se pode dizer que uma define a outra.
Fonte:Brainly
-
a letra B está incorreta, uma vez que nos períodos , 4, 5 e 6 o decréscimo nos raios atômicos é moderado pela interveção dos elementos de transição (contração lantanídea) e isto vai afetar a periodicidade, podemos verificar em tabelas 3D as irregularidade em energia de ionização e em eletronegatividade
-
Outra questão boa sobre propriedades periódicas:
Q486799 / Química / Ano: 2010 / Banca: FUNIVERSA / Órgão: SPTC-GO / Prova: Papiloscopista Policial
Com relação à tabela periódica e às reações de oxidorredução, assinale a alternativa correta.
GABARITO: A energia de ionização (EI) cresce da esquerda para a direita; no entanto, a EI do alumínio é menor que a do magnésio
-
Complementando os comentários:
Observe que na letra E) ele diz propriedade periódica. No entanto, massa atômica e calor específico sãopropriedades aperiódicas.
Pois os valores dessa propriedade variam à medida que o número atômico aumenta, mas não obedecem à posição na Tabela, ou seja, não se repetem em períodos regulares.
São elas: calor específico, índice de refração, dureza e massa atômica.
-
Em relação a letra B)
Ocorre que Afinidade eletrônica cresce da esquerda para a direita; de baixo para cima.
Seria fácil chegar à conclusão de que o elemento químico com a menor afinidade eletrônica é o Frâncio, enquanto o elemento de maior afinidade eletrônica é o flúor. Todavia, como toda regra tem exceções, a análise do comportamento dessa propriedade periódica diretamente na tabela é apenas uma previsão, já que o elemento de maior afinidade eletrônica é o Cloro.
-
Em relação a letra B)
Ocorre que Afinidade eletrônica cresce da esquerda para a direita; de baixo para cima.
Seria fácil chegar à conclusão de que o elemento químico com a menor afinidade eletrônica é o Frâncio, enquanto o elemento de maior afinidade eletrônica é o flúor. Todavia, como toda regra tem exceções, a análise do comportamento dessa propriedade periódica diretamente na tabela é apenas uma previsão, já que o elemento de maior afinidade eletrônica é o Cloro.
-
Em relação a letra B)
Ocorre que Afinidade eletrônica cresce da esquerda para a direita; de baixo para cima.
Seria fácil chegar à conclusão de que o elemento químico com a menor afinidade eletrônica é o Frâncio, enquanto o elemento de maior afinidade eletrônica é o flúor. Todavia, como toda regra tem exceções, a análise do comportamento dessa propriedade periódica diretamente na tabela é apenas uma previsão, já que o elemento de maior afinidade eletrônica é o Cloro.
-
Do meu ponto de vista essa questão derevia ser nula, ela apresenta duas respostas correstas B e D.
-
Questão com ambiguidade 2 respostas na B e D
-
Alternativa A: a afinidade eletrônica cresce da esquerda para a direita na tabela. Como o grupo (família) 15 está à direita do grupo 13, a afinidade eletrônica é maior. Alternativa errada.
Alternativa B: a eletropositividade e a eletronegatividade são propriedades periódicas que podem ser previstas de acordo com a posição na tabela. Entretanto, toda regra tem exceção. Por exemplo, o cloro está mais acima do flúor, mas possui uma maior afinidade eletrônica. Assim, podemos até tentar prever, mas não avaliar com certeza. Alternativa errada.
Alternativa C: a energia de ionização será tão maior quanto maior for a carga do cátion, pois maior será a força nuclear efetiva sobre o elétron a ser retirado. Alternativa errada.
Alternativa D: essa alternativa vai ao encontro da explicação acima. Se o núcleo atrai mais o elétron, maior é a energia necessária para retirar esse elétron. Alternativa correta.
Alternativa E: calor específico não é uma propriedade periódica, e a massa atômica não é determinada pela carga nuclear efetiva. Alternativa errada.
Gabarito: alternativa D.
-
A letra D está errada.
Dados: carga nuclear efetiva do He = 1,34 ; do Li = 2,36 . Sabidamente, He tem energia de ionização muito maior que o lítio. Para estar correta, deveria ter sido mencionada na letra D sobre um grupo específico de átomos, como por exemplo, "em um mesmo período". Dessa forma, não dá pra afirmar que "Quanto maior for a carga nuclear efetiva, maior será a energia de ionização."
Letra B é a única correta, considerando comentários anteriores dos colegas.
-
-
Questão mal elaborada, a letra B diz
"As tendências de eletropositividade e de eletronegatividade de um elemento PODEM ser avaliadas pela posição ocupada por ele na tabela periódica."
Sabe-se que a ordem de eletronegatividade dos ametais é: F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P > H
E que os gases nobres são estáveis,
Porém, é possível ter uma estimativa da eletropositividade e da eletronegatividade nos outros grupos.
Deveria ter sido anulada!
Letra D é o gabarito
A energia de ionização está relacionada à razão: da carga nuclear efetiva pelo elétron, ou seja, quanto maior a carga nuclear (Z) maior será a energia de ionização