-
A) De certa forma está correta, pois a teoria de spins é uma teoria quântica.
B)É aplicável para qualquer molécula.
C)Correto
D)A promoção do elétron é devida à TLV, a TOM explica a geometria por meio de superposição da função de onda.
E)Muito errado.
-
a) A teoria da ligação de valência baseia-se na mecânica quântica para justificar a existência das ligações químicas. ERRADA - Mas tem controvérsias...o próprio livro do Atkins & Jones cita a teoria da ligação de valência como um "modelo quantomecânico".
b) A teoria do orbital molecular (TOM) é aplicável somente a moléculas homonucleares. ERRADA - Também é aplicável em moléculas diatômicas heteronuclares, só é mais difícil construir os diagramas de níveis de energia de orbitais moleculares dessas moléculas.
c) O número de orbitais híbridos obtido é sempre igual ao número de orbitais atômicos combinados, segundo a teoria da ligação de valência. CORRETA - Outra alternativa com controvérsias...o examinador misturou os conceitos de orbitais híbridos da teoria de ligação de valência com a palavra "combinados" remetendo a combinação linear de orbitais atômicos da teoria de orbitais moleculares e saiu essa redação horrível aí.
d) A TOM explica, de maneira simplificada, a geometria molecular da molécula por meio da hibridização e da promoção de elétrons. ERRADA - Essa vem da teoria da ligação de valência.
e) Segundo o modelo de repulsão dos pares de elétrons no nível de valência, a geometria de uma molécula é consequência da existência de um único átomo central na molécula, o que é suficiente para garantir a conformação com menor repulsão dos pares de elétrons. ERRADA - garantir foi pesado... para reduzir a conformação com repulsão dos pares de elétrons.
-
Só complementando o item b), a TOM vale para qualquer molécula existente; no entanto, à medida que aumentam os números de átomos na estrutura da molécula, mais complexo fica elaborar um diagrama de níveis de energia para essa molécula.
-
Alternativa A: essa está incorreta, mas é bem controversa. A teoria da camada de valência diz que a ligação covalente é formada pela sobreposição de dois orbitais atômicos semipreenchidos. Entretanto, o autor Peter Atkins descreve essa teoria como um modelo quanto-mecânico. Alternativa errada.
Alternativa B: a TOM também é aplicável a moléculas contendo átomos diferentes. Alternativa errada.
Alternativa C: o número de orbitais híbridos é o número de orbitais atômicos combinados. Alternativa correta.
Alternativa D: essa explicação vem da teoria da camada de valência. Alternativa errada.
Alternativa E: não necessariamente haverá apenas um átomo central, e esse não garantirá a conformação com menor repulsão. Isso depende de outros fatores. Alternativa errada.
Gabarito: alternativa C.
-
Para mim, a Alternativa A está correta.
-
-
Se a Teoria da Ligação de Valência faz uso do conceito de orbitais, ela já é quântica pois orbitais nada mais são do que soluções de equações diferenciais. É uma conceito probabilístico e quântico!