SóProvas


ID
1998193
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia:

Na hora em que tudo morre

esta saudade fina de Pasárgada

é um veneno gostoso dentro do meu coração.

Quanto à classificação dos substantivos destacados no texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA D. Todos são primitivos por não apresentarem afixos.


    VENENO

    CORAÇÃO

    PASÁRGADA

    SAUDADE

    HORA


    Nenhuma das palavras acima tem pré-fixos ou sufixos.

  • Equivoco acreditar que hora é abstrato.

    SUBSTANTIVO ABSTRATO - AÇÃO, PROCESSO, SENTIMENTO E CARACTERÍSTICA

    SUBSTANTIVO CONCRETO - O RESTO TUDO

  • Resposta: D

    Todos os substantivos são analisados quanto a formação, abrangência e significado, por isso terão mais de uma classificação.

    Assim, é correto afirmar que todos os substantivos presentes no texto do enunciado são primitivos, pois não provêm de outras palavras da língua. Todos podem, aliás, dar origem a palavras. Exemplo: saudade ? saudoso; veneno ? envenenar; coração ? coraçãozinho; hora ? horário.

    Pasárgada é um substantivo próprio e primitivo; trata-se de um lugar fictício que recebeu essa denominação. O processo de formação da língua pode permitir, inclusive, outros neologismos a partir dessa expressão: Pasárgada ? pasagardear.

    Em razão do que aqui se explica, o que se afirma em C sobre Pasárgada está incorreto.

    Veneno e coração são substantivos simples, já que constituídos de um único radical. Entretanto, um e outro são substantivos concretos, já que independem de outro ser para existir.

    Dessa forma, a alternativa A está incorreta. Em B, a incorreção da afirmação está para a classificação de hora como substantivo abstrato. De acordo com os gramáticos da bibliografia, os substantivos abstratos caracterizam estados, qualidades, sentimentos e ações; dependem da manifestação de um outro ser para existirem, Hora, entre suas muitas acepções, pode significar momento, sentido que se encaixa no contexto apresentado. O momento existe, acontece independentemente da manifestação de outro ser