-
na letra "B" a preposicao "para" pode exercer atracao: Desviei o olhar para a nao importunar com minha tristeza. E' isso ?
-
Resposta letra B
Quando houver palavra atrativa mais um verbo no infinitivo, são duas as possibilidades de colocação pronominal: próclise ou ênclise. É a resposta exatamente porque a próclise não será obrigatória (como pede a questão), porém, facultativa, senão vejamos:
Desviei o olhar para não a importunar com minha tristeza
OU
Desviei o olhar para não importuná-la com minha tristeza.
-
Próclise obrigatória
Palavras atrativas
* Nada nos preocupava naquele tempo
* Eu não me arrependo do que fiz
* Nunca me pediu seu voto
* Não ouviu nem o viu
-
Quando há infinitivo não-flexionado precedido de palavra atrativa e/ou preposição a posição do pronome torna-se facultativa.
Alternativa B)
-
Comentário do professor josé Maria.
Mesa de estudo:
Colocação Pronominal nas Locuções Verbais
Podem ocorrer as seguintes colocações pronominais:
Sem fator de próclise, o pronome pode ficar antes do auxiliar (sem hífen), depois do verbo auxiliar (com hífen), antes do principal (sem hífen) ou depois do principal (com hífen). Resumindo: Você escolhe onde posicionar o pronome.
Exemplos:
Devo-lhe entregar a carta.
Vou-me arrastando pelos becos escuros.
Desviei o olhar para não a importunar (infinitovo) com minha tristeza.
Desviei o olhar para não importuná-la com minha tristeza.
-
próclise depois de palavra negativa? novidade essa em, rs
-
Gabarito errado;
"desviei o olhar para não a importunar com minha tristeza" ----> Palavra negativa puxa a crase.
-
Perguntei para minha professora, ela me afirmou que o gabarito seria letra C, uma vez que na letra B, não temos uma locução verbal.
sendo assim, o não é uma palavra atrativa.
Se eu estiver errado, me corrijam <3
-
Nem locução verbal tem nessa B, as ideia da questão
-
Alguém sabe por qual razão a letra c ta errada??
-
É um caso especial galera, (verbo no infinitivo impessoal)é facultativo ! Mesmo se tiiver palavra atrativa ela vai prevalecer !
-
Ja ia reportar que o gabarito ta errado, mas estava realmente enganado. Assim como eu, acredito que muitos se esqueceram de um detalhezinho que ja foi até explicada aqui nos comentários. Todos acreditamos que a alternativa B atraiu o pronome obrigatoriamente pelo "Não", já que palavras com sentido negativo atraem o pronome para gerar uma Próclise.
Porém há uma exceção que diz o seguinte:
Quando o verbo estiver no infinitivo, este admite colocação do pronome ao seu fim (enclise), mesmo havendo termo que o atraia.
Ou seja, a forma da alternativa B está correta, porém não está naquela posição (de próclise) por obrigação, pois as duas formas são aceitas.
-
SEGUNDO DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA:
• Vindo o infinitivo impessoal regido da preposição para, quase sempre é indiferente a colocação do pronome oblíquo antes ou depois cio verbo, mesmo com a presença do advérbio não.
EXEMPLO:
Corri para defendê-lo.
Corri para o defender.