SóProvas


ID
1998886
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ainda sobre o uso das metáforas no campo da Administração, o pensamento que representa as ações vistas como racionais, por um lado, pode comprovar-se explorador por outro lado. Esse pensamento caracteriza as organizações, que são vistas como:

Alternativas
Comentários
  • Instrumento de dominação - Letra C. Por um lado há a visão do Chefe, empreendedor, racional, seguidor de padrões e normas; de outro lado, há a visão do funcionário que sempre se acha explorado.

  • Questão é tranquila do ponto de vista da interpretação.

    Quando a questão menciona em seu enunciado "o pensamento que representa as ações vistas como racionais", fala-se da Administração Burocrática Weberiana. Que repetidamente menciona a dominação como instrumento racional-legal.

    "O último tipo de dominação é a dominação legal, ou seja, através das leis. Nessa situação, um grupo de indivíduos se submete a um conjunto de regras formalmente definidas e aceitas por todos os integrantes. São essas regras que determinam ao mesmo tempo a quem e em que medida as pessoas devem obedecer. A dominação racional-legal se especifica por encontrar legitimidade no direito estatuído de modo racional, com pretensão de ser respeitado pelos membros da associação. "

  • Na abordagem científica o trabalhador é visto como máquina e a própria indústria é um instrumento de dominação, na medida que, não existia uma legislação trabalhista e o homem era tido motivado pelo medo de perder o emprego e pelo salário. Portanto a empresa estava em um grau de superioridade, em relação ao trabalhador.

     

    Gab.: C

  • Parece filosofia... Nâo tinha noção de como Administração é uma matéria interpretativa também!!!! Mas vamos lá!!!!

  • Com esse enunciado fica dificil de entender qual abordagem a pessoa criaria sua linha de raciocínio até chegar a "instrumento de dominação."

  • METÁFORAS – Morgan – 1996: Utiliza a noção de metáfora/ imagens para a compreensão das Organizações.

    Oito tipos de metáforas:

    Máquina – “As Organizações são máquinas feitas de partes que se interligam, cada uma desempenhando um papel claramente definido no funcionamento todo”.

    Organismo – “As Organizações são sistemas vivos que existem em um ambiente mais amplo, do qual dependem em termos de satisfação de suas necessidades”.

    Cérebro – “As Organizações são sistemas de processamento de informação, capazes de aprender a aprender”.

    Cultura – “As Organizações são lugares onde residem ideias, valores, normas, rituais e crenças que as sustentam enquanto realidades socialmente construídas”.

    Sistema Político – “As Organizações são sistemas de governo

    Prisão Psíquica – “As Organizações vistas como mundos sociais limitadores e constrangedores da criação e da inovação”.

    Fluxo e Transformação – “As Organizações vistas como fluxo de mudança e transformação que ganha estabilidade ao longo do tempo, mas que permanece mudando”.

    Instrumento de Dominação – “As organizações são instrumentos de dominação de alguns sobre os outros”.

     

  • "...pode comprovar-se explorador por outro lado" = instrumento de dominação.

  • ORGANIZAÇÕES COMO DOMINAÇÃOAo longo da história, organizações têm sido associadas a processos de dominação social nos quais indivíduos ou grupos encontram formas de impor a respectiva vontade sobre os outros.

     

    Dominação pode ocorrer de muitas maneiras diferentes. Primeiro e mais obviamente, dominação surge quando uma ou mais pessoas coagem outras através de uso direto de ameaça ou força. Entretanto, dominação também ocorre sob formas mais sutis: quando aquele que dita às regras pode impor a sua vontade sobre outros, sendo, ao mesmo tempo, percebido como tendo o direito de fazer isto.

     

    Três tipos de dominação social podem tornar-se formas legítimas de autoridade ou poder:

     

    Dominação carismática: ocorre quando o líder exerce a sua influência em virtude das suas qualidades pessoais, onde a legitimidade está fundamentada na fé que o liderado depositar no líder.

     

    Dominação tradicional: ocorre quando o poder de mando tem por base um respeito pela tradição e pelo passado, onde a legitimidade se dá pelo costume e pelo sentimento de que “é correto” fazer as coisas da maneira tradicional.

     

    Dominação racional-legal: ocorre quando o poder é legitimado por leis, regras, regulamentos e procedimentos, onde a legitimidade está no seguimento dos procedimentos legais que especificam como quem manda é escolhida.

     

    Gabarito:C

     

     

  • Gareth Morgan desenvolveu um modelo de referência para ilustrar diferentes perspectivas de análise de uma organização. Esse modelo é conhecimento como metáforas das organizações ou metáforas de Morgan. Existem 8 metáforas que ilustram diferentes perspectivas de análise de uma organização.

    Segundo a metáfora da organização como instrumento de dominação, embora se encoraje considerar as organizações como empresas racionais, que persegue objetivos que aspiram satisfazer a todos, existem muitas evidências que indicam que as organizações são frequentemente usadas como instrumento de dominação que maximizam os interesses egoístas de uma elite às custas dos interesses dos outros.

    Gabarito: C

  • a classificação da questão está errada.