SóProvas


ID
1999411
Banca
AOCP
Órgão
Sercomtel S.A Telecomunicações
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                            A arte perdida de ler um texto até o fim

                A internet é um banquete de informações, mas só aguentamos as primeiras garfadas

                                                                                                                                   Danilo Venticinque

   Abandonar um texto logo nas primeiras linhas é um direito inalienável de qualquer leitor. Talvez você nem esteja lendo esta linha: ao ver que a primeira frase deste texto era uma obviedade, nada mais natural do que clicar em outra aba do navegador e conferir a tabela da copa. Ou talvez você tenha perseverado e seguido até aqui. Mesmo assim eu não comemoraria. É muito provável que você desista agora. A passagem para o segundo parágrafo é o que separa os fortes dos fracos.

   A internet é um enorme banquete de informações, mas estamos todos fartos. Não aguentamos mais do que as duas ou três primeiras garfadas de cada prato. Ler um texto até as últimas linhas é uma arte perdida. No passado, quem desejasse esconder um segredo num texto precisava criar códigos sofisticados de linguagem para que só os iniciados decifrassem o enigma. Hoje a vida ficou mais fácil. Quer preservar um segredo? Esconda-o na última frase de um texto – esse território selvagem, raramente explorado.

   Lembro-me que, no Enem do ano retrasado, um aluno escreveu um trecho do hino de seu time favorito no meio da redação. Tirou a nota 500 (de 1000), foi descoberto pela imprensa e virou motivo de chacota nacional. Era um mau aluno, claro. Se fosse mais estudioso, teria aprendido que o fim da redação é o melhor lugar para escrever impunemente uma frase de um hino de futebol. Se fizesse isso, provavelmente tiraria a nota máxima e jamais seria descoberto.

   Agora que perdi a atenção da enorme maioria dos leitores à exceção de amigos muito próximos e parentes de primeiro grau, posso ir direto ao que interessa. Quem acompanhou as redes sociais na semana passada deve ter notado uma enorme confusão causada pelo hábito de abandonar um texto antes do fim. Resumindo a história: um jornalista publicou uma coluna em que narrava uma longa entrevista com Felipão num avião. A notícia repercutiu e virou manchete em outros sites, até que alguém notou que o entrevistado não era Felipão, mas sim um sósia dele. Os sites divulgaram erratas e a história virou piada. No meio de todo o barulho, porém, alguns abnegados decidiram ler o texto com atenção até o fim. Encontraram lá um parágrafo enigmático. Ao final da entrevista, o suposto Felipão entregava ao jornalista um cartão de visitas. No cartão estavam os dizeres “Vladimir Palomo – Sósia de Felipão – Eventos”. A multidão que ria do engano do jornalista o fazia sem ler esse trecho.

   Teria sido tudo uma sacada genial do jornalista, que conseguiu pregar uma peça em seus colegas e em milhares de leitores que não leram seu texto até o fim? Estaria ele rindo sozinho, em silêncio, de todos aqueles que não entenderam sua piada?

   A explicação, infelizmente, era mais simples. Numa entrevista, o jornalista confirmou que acreditava mesmo ter entrevistado o verdadeiro Felipão, e que o cartão de visitas do sósia tinha sido apenas uma brincadeira do original.

   A polêmica estava resolvida. Mas, se eu pudesse escolher, preferiria não ler essa história até o fim. Inventaria outro desenlace para ela. Trocaria o inexplicável mal-entendido da realidade por uma ficção em que um autor maquiavélico consegue enganar uma multidão de leitores desatentos. Ou por outra ficção, ainda mais insólita, em que o texto revelava que o entrevistado era um sósia, mas o autor não saberia disso porque não teria lido a própria obra até o final. Seria um obituário perfeito para a leitura em tempos de déficit de atenção.

   Se você chegou ao último parágrafo deste texto, você é uma aberração estatística. Estudos sobre hábitos de leitura demonstram claramente que até meus pais teriam desistido de ler há pelo menos dois parágrafos. Estamos sozinhos agora, eu e você. Talvez você se considere um ser fora de moda. Na era de distração generalizada, é preciso ser um pouco antiquado para perseverar na leitura. Imagino que você já tenha pensado em desistir desse estranho hábito e começar a ler apenas as primeiras linhas, como fazem as pessoas ao seu redor. O tempo economizado seria devidamente investido em atividades mais saudáveis, como o Facebook ou games para celular. Aproveito estas últimas linhas, que só você está lendo, para tentar te convencer do contrário. Esqueça a modernidade. Quando o assunto é leitura, não há nada melhor do que estar fora de moda. A história está repleta de textos cheios de sabedoria, que merecem ser lidos do começo ao fim. Este, evidentemente, não é um deles. Mas seu esforço um dia será recompensado. Não desanime, leitor. As tuas glórias vêm do passado.

(http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/danilo-venticinque/noticia/2014/06/arte-perdida-de-bler-um-texto-ate-o-fimb.html)

São acentuadas, pela mesma regra gramatical de acentuação gráfica, as palavras

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Acentuam-se as palavras paroxítonas terminas em L

    Ex: fácil, móvel...

  • Complementado o amigo: A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, não são acentuadas graficamente.

  • a) = Monossílabo tônico terminado em O  /  ATÉ = Oxítona terminada em E

     

    b) ÚLTIMAS = Proparoxítona  /  FÁCIL = Paroxítona terminada em L

     

    c) HISTÓRIA = Paroxítona terminda em Ditongo  /  PARÁGRAFO = Proparoxítona

     

    d) VOCÊ = Oxítona terminada em E  /  TRÊS = Monossílabo tônico terminado em E(s)

     

    e) INALIENÁVEL e PROVÁVEL = Paroxítonas terminadas em L

     

    Bons estudos!

  • Sempre que as paroxítonas terminarem em

    L -

    I -

    N -

    U -

    R -

    X -

    ÃO,

    PS, (Bíceps)

    UM,

    UNS 

    receberão acento.

  • GABARITO LETRA E

     

     

    inalienável – provável. - São paroxítonas terminadas em L.

     

    Quer aprender mais sobre acentuação? Segue minha contribuição para o seu aprendizado. Link abaixo

     

    https://drive.google.com/open?id=0B007fXT7tjXfUlVnTUFnekpjZFU

     

    ________________________________________

     

     

    O que queremos? Passar no concurso.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • inalie-ná-vel/ pro-vá-vel. ( Regras III Paroxítonas terminadas em L ,acentuem-se)

  • a) só (monossílabos tônicos terminados em "a(s), e(s), o(s)") – até (oxítonos terminados em "a(s), e(s), o(s)") .

    b)  últimas (proparoxítonas) – fácil (paroxítonas terminadas em l).

    c) história (paroxítonas terminadas em ditongo ou proparoxítona aparente) – parágrafo (proparoxítonas).

    O único item que merece um melhor detalhamento: his-tó-ri-a ou his-tó-ria.

    d)  você (oxítonos terminados em "a(s), e(s), o(s)") – três (monossílabos tônicos terminados em "a(s), e(s), o(s)") .

    e) inalienável (paroxítonas terminadas em l)– provável (paroxítonas terminadas em l).

  • a) só (monossílabos tônicos terminados em "a(s), e(s), o(s)") – até (oxítonos terminados em "a(s), e(s), o(s)") .

    b)  últimas (proparoxítonas) – fácil (paroxítonas terminadas em l).

    c) história ( proparoxítona) – parágrafo (proparoxítonas).

    d)  você (oxítonos terminados em "a(s), e(s), o(s)") – três (monossílabos tônicos terminados em "a(s), e(s), o(s)") .

    e) inalienável (paroxítonas terminadas em l)– provável (paroxítonas terminadas em l).

  • estava dada essa aí 

  • Batatinha

  • Em tempo , já vi A PRÓPRIA AOCP adotar uma posição diferente , utilizando uma ideia trazida pela Nova ortografia  ( Q677532 ).

     

    Já existem bancas , inclusive a AOCP , considerando que as oxítonas e os monossílabos tônicos são a mesma regra, a regra das OXÍTONAS. Ou seja:

     

    -> até e só seriam A MESMA REGRA ,  ambas são oxítonas (uma terminada em (e) e outra terminada em (o) , ambas receberão acento)

    ->você e três seriam A MESMA REGRA , ambas são oxítonas (uma terminada em (e) e outra terminada em e(s) , ambas receberão acento)

     

    Entretanto , para a prova , acredito que seja melhor levar o entendimento antigo , separando os monossílabos e as oxítonas em duas regras diferentes. Vamos torcer para o examinador da prova do TRT1 não ser um completo amador , o que acontece na maioria das vezes....

  • ACENTUAM-SE TDS AS PAROXITONAS TERMINADAS EM L

  • GABARITO E

     

     

    PAROXÍTONAS

     

    Recebem acento gráfico se terminadas em:

     

    L: Amável;

    I(s): Lápis;

    R: Repórter;

    N: Pólen, Próton; CUIDADO: Hífen => hifens, Pólen => polens;

    UM ou US: Álbum, lúpus;

    X: Córtex,índex;

    Ã ou ÃOÓrfão;

    PSfórceps;

    DITONGOcolégio.

    ---------------------------------------------------------------------------------

    L I R  N U M  X Ã O  O P S!  D I T O N G O

     

    bons estudos.

  • Basta lembrar que:

    >>> Oxítonas terminadas em [A,E,O, EM] e seus respectivos plurais são acentuadas.

    >>> Paroxítonas terminadas em [A,E,O,EM] e seus respectivos plurais não são acentuadas.

    >>> Todas as proparoxítonas são acentuadas.

  • GABARITO: LETRA E

    Paroxítonas

    Recebem acento as terminadas em ​-l, -i(s), -n, -u(s), -r, -x, -ã(s), -

    ão(s), -um, -uns, -ps, -ditongo: fácil, útil, júri, táxi, lápis, tênis, hífen,

    pólen, elétron, nêutron, vírus, Vênus, revólver, mártir, tórax,

    látex, ímã, ímãs, órfã, órfãs, sótão, órgão, órfãos, álbum, médium,

    fóruns, fórceps, bíceps, água, história, série, pônei, pôneis,

    tênues.

    FONTE:  Português Esquematizado (2018) - Agnaldo Martino.  

  • HISTÓRIA também é uma proparoxítona!!

  • História é uma paroxítona terminada em ditongo, por isso o acento.

  • A questão em tela versa sobre acentuação gráfica e quer saber qual alternativa traz palavras que são acentuadas pela mesma regra. Vejamos os conceitos e regras de acentuação:

    Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três diferentes posições; consequentemente, as palavras podem receber três classificações quanto a esse aspecto:

    Oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última: você, café, jiló…

    ▪São acentuadas as que terminam em: a, as, e, es, o, os, em, ens

    Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima: gente, âmbar, éter…

    ▪São as palavras mais numerosas da língua e justamente por isso as que recebem menos acentos. São acentuadas as que terminam em: i, is, us, um, l, n, r, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, , ditongo oral, crescente ou decrescente (são semivogais e vogais que não se separaram numa sílaba) seguido ou não de s: águas, árduo, pônei

     ➡ Proparoxítonas - são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima, trânsito…

    ▪São todas acentuadas.

    Quanto às de apenas uma sílaba, os chamados monossílabos: má, pó, fé…

    ▪São acentuados os terminados em: a, as, e, es, o, os.

    Sabendo os conceitos, iremos inspecionar as alternativas, Vejamos:

    a) só – até.

    Incorreta. A primeira é acentuada por ser uma monossílaba tônica terminada em "o" e a segunda por ser uma oxítona terminada em "e".

    b) últimas – fácil.

    Incorreta. A primeira é acentuada por ser uma proparoxítona e a segunda por ser uma paroxítona terminada em "L".

    c) história – parágrafo.

    Incorreta. A primeira é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo oral e a segunda por ser uma proparoxítona.

    d) você – três.

    Incorreta. A primeira é acentuada por ser uma oxítona terminada em "e" e a segunda por ser uma monossílaba tônica terminada em "es".

    e) inalienável – provável.

    Correta. Ambas são paroxítonas terminadas em "L" e por isso recebe o acento.

    Referência bibliográfica: CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2008. (Novo Acordo Ortográfico) 

    GABARITO: E

  • Acentuam as paroxítonas com terminação em:

    L.I.N.U.S

    PS.Ã.R.ON

    UM.UNS.X.ÃO

  • Gabarito letra E.

    Regra das paroxítonas, a saber: São acentuadas as NÃO terminadas em A(s), E(s), O(s), EM(ens)