-
A departamentalização, fruto da especialização horizontal das tarefas, define a forma como as organizações agrupam as suas atividades, segundo critérios lógicos determinados. Analisando as alternativas, temos:
Letra a)Gabarito. A departamentalização Funcional, mais utilizada dentro das organizações atuais, é caracterizada pela junção das atividades, dentro das unidades organizacionais, segundo a semelhança das atividades.
Letra b)Errada. A estrutura divisional organiza as tarefas de acordo com um critério organanizacional macro, ou seja, que abrange toda a organização. Geralmente, são criadas divisões por produto/serviço, divisões regionais, ou divisões por tipo/características dos clientes atendidos.
Letra c)Errada. O modelo Matricial pode ser definido com uma estrutura mista, na qual são aplicados, simultâneamente, dois critérios departamentais distintos. Um exemplo cássico na doutrina seria uma organização funcional que desenvolve projetos, no curso de suas atividades. A autoridade é dual, ou seja, o empregado responde ao gerente funcional e e ao gerente de projetos, ao mesmo tempo.
Letra d)Errada. Um projeto é um esforço temporário, com resultados exclusivos e com objetivos bem definidos em termos de tempo, qualidade e custos.
Letra e)Errada. A departamentalização por Processos é mais adequada para o nível operacional e geralmente utlizada em grandes organizações, com processos produtivos complexos. Assim, o trabalho é divido de acordo com o fluxo de produção.
(*)Fonte: facebbok.com/admfederal
-
Na organização funcional existe a autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. É uma autoridade do conhecimento. NADA TEM DE LINEAR HIERÁRQUICA OU DE COMANDO. Cada operário reporta-se a muitos superiores, simultâneamente, porém reporta-se a cada um deles somente nos assuntos da especialidade de cada um.
-
Letra A, da para acertar por dedução.
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
centralizada
especialidades
cada funcionário responde a um único chefe.
-
Segundo Elisabete de Abreu e Lima Moreira; ADm Geral e Pública para Concursos, Ed Saraiva; pág 350
Há diferença entre Departamentalização Funcional e Estrutura Funcional
Departamentalização Funcional - Há uma única linha de comando
Estrutura Funcional - A linha de comando única é quebrada
Gaba A
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
- Centralizada --> Cadeia de comando maior (formalização - vertical) e mecanicista (amplitude estreita)
- Especialidades --> finanças, produção, marketing, logística, comercial...
- Cada funcionário responde a um único chefe --> Unicidade de comando.
GABARITO ''A''
OBS.: NÃO CONFUNDIR JAMAAAIS EM NOSSAS VIDAS COM A ESTRUTURA FUNCIOAL, QUE HÁ - TAMBÉM - UMA AUTORIDADE DE STAFF QUE EXERCE - TAMBÉM - AUTORIDADE DE COMANDO! Somente na estrutura funcional que a autoridade de staff exerce autoridade de comando. Aqui se quebra o princípio da unicidade de comando de Fayol.
-
A questão trata da departamentalização funcional. Neste tipo, os departamentos são divididos dentro de uma lógica funcional, ou seja, relacionada com a função organizacional. Normalmente, estas organizações são compostas por departamentos de produção, de logística, de finanças, dentre diversos outros. As pessoas são agrupadas de acordo com a semelhança das atividades, das habilidades e dos recursos disponíveis para as funções ou especialidades das empresas.
O gabarito é a letra A.
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
A departamentalização por funções ou funcional é o agrupamento das atividades de acordo com as especializações ou funções principais da organização, como finanças, recursos humanos, mercadologia, produção, marketing etc.
-
Fiquei meio temeroso de marcar funcional, porque já li em algumas fontes que na departamentalização funcional os funcionários respondem a vários supervisores, conforme sua especialização. Mas sabe como é né, Administração Geral os conceitos mudam muito de autor pra autor...
-
-
Gabarito:A
Funcional> Vários especialistas reunidos e respondendo a um único chefe. Aprendem através da experiência trocada entre os especialistas por exercerem a mesma função. Possuem boa comunicação intra departamental mas não inter departamental.
-
Carlos Felipe da Luz Neto, Na verdade não é bem assim,
Na departamentalização Funcional = Existe Unidade de Comando (Subordinado responde à apenas 1 chefe)
Na Estrutura Funcional = Não existe Unidade de Comando
O problema é que as bancas misturam estrutura e departamentalização e ai só analisando bem e tentar deduzir o que a banca quer realmente saber e qual a melhor resposta dentre as alternativas,
Eu também fiquei pensando bastante antes de responder Funcional, porque ele está perguntando sobre ESTRUTURA, e segundo a doutrina, ESTRUTURA FUNCIONAL NÃO TEM UNIDADE DE COMANDO.
-
Confundi com estrutura funcional e errei :(