Esta questão aborda o compromisso social da universidade pública. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta para qual exercício ou prática, por parte do estudante, o profissional da educação deve contribuir com a formação.
A) empregabilidade
ERRADO - Empregabilidade é a capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego. Também faz parte do conceito de empregabilidade a aptidão de manter-se em um emprego. O conceito se relaciona com a capacitação profissional e com as aptidões para o mercado de trabalho. Pode-se dizer que atuação da universidade também objetiva a formação profissional dos estudantes e sua empregabilidade, contudo a empregabilidade não é algo “exercido" pelo estudante.
B) administração
ERRADO - A administração é o ato, processo ou efeito de administrar. Pode-se dizer, ainda, que a administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Pode-se dizer que as universidades públicas têm como compromisso social: a interação com a sociedade, promovendo a troca entre os saberes acadêmico e popular; estimular que o estudante universitário se envolva com diferentes comunidades e grupos sociais, ampliando a sua visão sobre a realidade do país e a sua responsabilidade social como futuro profissional; estar continuamente empenhada no equacionamento das questões que afligem a maioria da população, dirigindo seus interesses para as grandes questões sociais do país e àquelas demandadas pelas comunidades regionais e locais; entre outros. Nessa perspectiva, a formação do estudante para o exercício da administração não está relacionada ao compromisso social da universidade pública.
C) prática assistencialista
ERRADO - O assistencialismo pode ser entendido como doutrina, sistema ou prática (individual, grupal, estatal, social) que preconiza e/ou organiza e presta assistência a membros carentes ou necessitados de uma comunidade, nacional ou mesmo internacional, em detrimento de uma política que os tire da condição de carentes e necessitados. Trata-se de uma prática que estimula a subserviência e a troca de favores. Nesse sentido, a prática assistencialista nos afasta de estabelecer uma justiça social onde cada cidadão possa se sustentar com dignidade e usufruir plenamente de seus direitos. A prática assistencialista e a justiça social são antagônicas. Portanto, podemos afirmar que contribuir para a promoção da justiça social é um dos papéis da universidade em seu compromisso social.
D) individualidade
ERRADO - Podemos afirmar que a solidariedade e o senso de coletividade são atributos necessários para para a formação humana e o exercício da cidadania, quando se pretende uma participação social que prime pela luta na construção de uma sociedade para todos e todas, menos injusta e mais democrática. A educação deve oferecer instrumentos para que os estudantes participem da sociedade numa perspectiva cidadã, mais coletiva, ao invés de agirem exclusivamente na sua individualidade.
E) cidadania
CORRETO - O estudante deve receber a formação comum necessária para o exercício da cidadania e para progressão nos estudos posteriores. A educação, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Portanto, a letra E é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra E.