Gabarito: E. Alguns medicamentos podem ter o tempo de meia vida aumentado em razão da redução da atividade hepática presente em pacientes idosos, resultado da diminuição das reações de biotransformação.
a) A diminuição da função renal de um idoso pode causar redução do efeito farmacológico de fármacos excretados pelos rins. Errada. Justificativa: Ocorre o contrário do que é afirmado. A diminuição da função renal promove o aumento do efeito farmacológico, haja vista que a meia-vida do fármaco é aumentada, isto é, ele tende a permanecer mais tempo no organismo produzindo efeito.
b) A sarcopenia, comum em pacientes geriátricos, impede a utilização de medicamentos administrados pela via subcutânea. Errada. Justificativa: Sarcopenia significa diminuição de massa muscular e não impede à administração de fármacos por via subcutânea. Agora se a questão tivesse abordando a administração do fármaco pela via intramuscular o padrão de absorção seria alterado.
c) O envelhecimento não gera interferência nos processos farmacocinéticos responsáveis pela ação que o fármaco exerce sobre o corpo. Errada. Justificativa: O envelhecimento gera interferência nos processos, um exemplo é a diminuição de massa muscular, que acarreta uma redução na distribuição do fármaco para os tecidos, resultando em um aumento da meia-vida dos fármacos.
d) As alterações no trato gastrointestinal, produzidas pelo processo de envelhecimento, promovem a necessidade do uso de comprimidos sublinguais, pois assim o efeito de primeira passagem é maior. Errada. Justificativa: A via sublingual não gera efeito de primeira passagem, uma vez que o sangue é drenado diretamente para veia cava superior, não passando pelo sistema porta.
Fonte: Apostila de questões comentadas (Farmacologia, Toxicologia e Análise Instrumental). Rebecca Rodrigues.