SóProvas


ID
2002276
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O pensador Peter Drucker argumentava que a tarefa fundamental da Administração é promover eficiência, o que se potencializou por meio do que chamou de “Revolução da gerência” no Século XX. Sobre a Administração, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C: 7.2. Conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade
    Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são temas dos mais “batidos” em provas de concursos.
    Eficiência se relaciona com o uso dos recursos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi eficiente, é porque essa pessoa utilizou os recursos que tinha de forma adequada.7
    Seria então a maneira como fazemos algo buscando atingir um objetivo! Lembre--se de que esses recursos podem ser vários, como o tempo, as pessoas, o dinheiro, as matérias-primas etc.
    Eficácia é fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se realmente atingimos o objetivo que traçamos.
    Por exemplo, se Maria planejou fazer uma viagem de carro de Belo Horizonte a Brasília e levou três dias para chegar, dizemos que ela foi eficaz (atingiu o objetivo de chegar a Brasília), mas não foi eficiente (levou muito mais tempo – recurso – que seria normalmente necessário).
    Se Maria tivesse levado sete horas, mas em vez de Brasília tivesse chegado ao Rio de Janeiro, teria sido eficiente (sua viagem durou o tempo planejado), mas ineficaz (não atingiu o objetivo).
    Atenção: Existem autores que consideram que a efetividade é a soma da eficiência com a eficácia.
    A efetividade refere-se ao impacto das ações! Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade.8
    Imagine que a prefeitura de sua cidade deseja diminuir a mortalidade infantil. Buscando atingir esse objetivo, a prefeitura comprou dez mil vacinas para poder imunizar o mesmo número de crianças do município no ano de 2010, tendo em vista o objetivo de reduzir a mortalidade.
    Se no final do programa todas as dez mil crianças do município foram vacinadas, o programa foi eficiente (utilizou de forma adequada os recursos, como vacinas, médicos etc.) e eficaz (as crianças foram vacinadas como planejado).
    Para sabermos se o programa foi efetivo, teremos de pesquisar se realmente a mortalidade infantil foi reduzida, pois pode ser que a vacina não seja a adequada, ou que na verdade a causa das mortes seja outro problema etc.
    Cabe aqui lembrar que esse conceito de efetividade é muito importante, pois muitas das ações do Estado devem ser planejadas e executadas tendo em mente mudar alguma realidade, como a pobreza extrema, as desigualdades regionais ou a evasão escolar.

  • Sobre a alternativa E: o universo acadêmico e de formação ainda se debate sobre o próprio status científico da administração, o entendimento predominante informa que a administração se alinha com o conceito de Ciências sociais aplicadas; no entanto, as suas teorias são na verdade fundamentadas em teorizações desenvolvidas em outras ciências sociais mais tradicionais, tais como a Sociologia (com os estudos sobre conflito, por exemplo), Antropologia (com os estudos sobre Cultura organizacional, por exemplo), ou como a própria Economia, que fundamenta boa parte dos estudos de Estratégia, Finanças e de Marketing. O enunciado inverte este entendimento, pois, pelo contrário, atualmente os teóricos e profissionais de Administração requerem seu entendimento como ciência social aplicada, porém seu desenvolvimento teórico está baseado em contribuições de outras ciências sociais.

    Banca CCV.