SóProvas


ID
2002330
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento evita ao administrador trabalhar com a improvisação e, com isso, aumentar as chances de ineficiência e fraco desempenho. Sobre o planejamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão bem confusa.  Gabarito apontado pela banca como A. De acordo com Matos e Chiavenato,11 o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:
    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.
    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.
    3. O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.
    4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado.
    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.

  • Alguém pode me dizer por que a C está errada? A construção de cenários está intimamente ligada com a ideia de eficiência. Por exemplo, numa construção de cenários prospectiva,  várias possibilidades para o futuro são expostas tendo como base o presente. Desse modo, é possível que a empresa analise "o melhor caminho a ser percorrido", pois não se limita a mostrar uma visão única de futuro.

    Parafraseando Rodrigo Rennó (2013): "Cenários podem ser descritos como possíveis situações no futuro. Essas “estórias” construídas podem nos ajudar, pois nos possibilitam reconhecer e nos adaptar às mudanças quando estas ocorrerem. Dessa forma, o planejamento por cenários se relaciona com a construção das “estórias” possíveis, que mostram alguns caminhos que a organização (e até nós mesmos, em nossas próprias vidas!)
    pode percorrer. Assim podemos imaginar qual deve ser nosso comportamento se algumas dessas “estórias” se tornarem realidade."

  • A)

    Quanto a C) a construção de cenários é uma técnica desenvolvida no plano estratégio e não no operacional,

    Valeu?

  • A - CORRETO - OS PLANOS ESTRATÉGICOS LEVAM AOS PLANOS FUNCIONAIS (TÁTICOS), QUE - POR SUA VEZ - LEVAM AOS PLANOS OPERACIONAIS. MELHOR DIZENDO: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É DESDOBRADO EM VÁRIOS PLANEJAMENTOS TÁTICOS, ENQUANTO ESTES SE DESDOBRAM EM PLANOS OPERACIONAIS PARA A SUA REALIZAÇÃO.

     

    B - ERRADO - ÁREAS FUNCIONAIS, OU SEJA, O PLANEJAMENTO QUE ENFATIZA AS ATIVIDADES CORRENTES DAS VÁRIAS UNIDADES OU DEPARTAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO É TÁTICO, E NÃO ESTRATÉGICO.

     

    C - ERRADO - A CRIAÇÃO DE CENÁRIOS SE BASEIA NA SUPOSIÇÃO DE QUE, SE NÃO SE PODE PREVER O FUTURO ESPECULANDO SOBRE UMA VARIEDADE DE FUTUROS, PODE-SE, NO ENTANTO, APROXIMAR-SE DO FUTURO CORRETO. O PLANEJADOR PRECISA DE CENÁRIOS SUFICIENTES PARA COBRIR AS CONTINGÊNCIAS IMPORTANTES POSSÍVEIS. OU SEJA, SÃO SUPOSIÇÕES QUE TEM COMO PRINCIPAL ELEMENTO O AMBIENTE EXTERNO PARA ANÁLISE, POIS ELE É INCESSANTEMENTE E PRERIODICAMENTE MUTÁVEL. LOGO, PODEMOS CONCLUIR QUE ESSA CRIAÇÃO DE CENÁRIOS É FEITA DENTRO DO NÍVEL ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO, E NÃO DO NÍVEL OPERACIONAL, POIS ESTE TEM COMO FOCO DE ATUAÇÃO O AMBIENTE INTERNO DA ORGANIZAÇÃO.

     

    D - ERRADO - EM PRIMEIRO LUGAR, A MISSÃO É DEFINIDA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. E, EM SEGUNDO LUGAR, O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É DEFINIDO PARA UM CURTO PRAZO DE TEMPO.

     

    E - ERRADO - OS PLANOS FUNCIONAIS SÃO DEFINIDOS NO NÍVEL TÁTICO. LOGO, TRATA-SE DA MÉDIA ADMINISTRAÇÃO. OS PLANOS TÁTICOS GERALMENTE SÃO DESENVOLVIDOS PARA AS ÁREAS DE PRODUÇÃO, DE MARKETING, PESSOAL, DE FINANÇAS E DE CONTABILIDADE. 

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • Chamou o planejamento tatico de planos funcionais....

  • "em que são definidos os meios para a realização dos objetivos, tais como: as atividades e os recursos necessários."

     

    Essa parte ficou parecendo que estava se referindo ao planejamento operacional. 

  • 01.  Resposta – A

    O Planejamento é hierarquizado em Estratégico, Tático e Operacional. O Estratégico orienta os demais: Tático (funcional) e Operacional e enfoca a organização como um todo.

    O item B está errado porque não é no plano estratégico que se definem as ações das áreas funcionais. Isso acontece no plano tático.

    O item C está errado porque a construção de cenários é técnica utilizada para a busca da eficiência dos planos estratégicos, que de acordo com Moreira (2018), analisam o futuro e os possíveis eventos, tendências econômicas, políticas, sociais, tecnológicas e etc que venham a interferir na organização, ensejando assim, a tomada de medidas que reduzam os efeitos negativos de tais interferências.

    O item D está errado porque a missão é definida no plano estratégico e não no operacional e a visão de longo prazo também está no estratégico.

    O item E está errado porque os planos funcionais são desenvolvidos no plano tático e não pela alta cúpula que é quem desenvolve o plano estratégico. A razão de ser da organização é a Missão.