SóProvas


ID
2002963
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro deverá orientar as gestantes de baixo risco e suas famílias sobre:

I - A importância do pré-natal, da amamentação, vacinação, preparo para o parto; realizar consulta de pré-natal de gestação de baixo risco; solicitar exames de rotina e orientar tratamento conforme protocolo do serviço; orientar da periodicidade quinzenal das consultas até 30 semanas de gestação e, a seguir, semanal; ser realizado um acompanhamento multidisciplinar e multiprofissional.

II - Encaminhar gestantes identificadas como de risco para o médico; orientar sobre a gestação de alto-risco não complicada que sugere-se, no mínimo, uma consulta mensal com especialista indicado para o caso; realizar exame ultrassonográfico obrigatório antes de 20 semanas e, após 26 semanas, a cada 15 dias.

III - Solicitar Dopplerfluxometria e/ou perfil biofísico fetal quinzenal, após 26 semanas, se possível intercalados com a ultrassonografia; solicitar em caso de fluxo fetal centralizado e não havendo condições para interrupção da gestação, doppler venoso e/ou perfil biofísico fetal; realizar atividades com grupos de gestantes, grupos de sala de espera; fornecer o cartão da gestante devidamente atualizado a cada consulta e realizar coleta de exame citopatológico.

Alternativas
Comentários
  • Periodicidade quinzenal?
  • Não consegui entender como essa questão está com as 3 alternativas corretas... Até onde eu sei a periodicidade é mensal até a 28ª semana, quinzenal entre a 28ª e 36ª e semanal a partir de então até o parto. Quinzenal até a 30ª semana eu nunca vi...

  • Definitivamente, não me dou com essas criaturas que elaboram provas de prefeituras. Como esse item I pode estar correto??? Pior é não reconhecer o erro e trocar o gabarito da questão, que seria o correto.

  • Coleta de exame citopatologico a cada consulta item III no minimo absurdo

  • Comentários da afirmativa I - Se o início precoce do pré-natal é essencial para a adequada assistência, o número ideal de consultas permanece controverso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número adequado seria igual ou superior a 6 (seis). Pode ser que, mesmo com um número mais reduzido de consultas (porém, com maior ênfase para o conteúdo de cada uma delas) em casos de pacientes de baixo risco, não haja aumento de resultados perinatais adversos (grau de recomendação A). Atenção especial deverá ser dispensada às grávidas com maiores riscos (grau de recomendação A). As consultas deverão ser mensais até a 28ª semana, quinzenais entre 28 e 36 semanas e semanais no termo (grau de recomendação D). Não existe alta do pré-natal. (CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA - 32 Pg 33)

     

     

  • Questão totalmente errada.

  • Não está de acordo com caderno de atenção ao pré-natal de baixo risco.

  • O enfermeiro não solicita doppler...

  • MUITA FALTA DE NOÇÃO!

  • Como assim a "I" tá correta????????????????

  • Assim fica difícil!...

  • Sinceramente, acredito que todas estão erradas.