SóProvas


ID
2002987
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as asserções sobre o gerenciamento de enfermagem e assinale a alternativa correta:

I - A essência do enfermeiro está no cuidado, seja com o outro ou com a gerência de quem cuida do outro, a equipe de enfermagem. A liderança para o cuidado tende a se desenvolver de forma quase inevitável como habilidade do enfermeiro. Nas relações de enfermagem, o enfermeiro, líder da equipe, funciona como inspiração para os demais membros, que tendem a seguir seus exemplos. Por meio de sua conduta profissional peculiar, que tem o cuidado como essência de sua formação, é convidado a intermediar as relações e difundir a valorização do cuidado dentro da equipe de saúde, sabendo ouvir, estando disponível, demonstrando responsabilidade e boa comunicação.

II - Em uma representação cognitiva, a administração característica de um modelo de liderança baseado no poder pode ser caracterizada por uma pirâmide que parte de uma base formada pelos empregados e segue para o chefe. Nesse tipo de organização, os propósitos da equipe de enfermagem perdem o sentido, uma vez que o foco é o chefe (o enfermeiro), e não o cuidado ao cliente. A liderança, nesse modelo, se inicia no líder e tem o mesmo como fim, tratando-se, portanto, de uma liderança sem propósitos. O modelo de liderança pelo poder ainda mantém-se presente em algumas equipes de saúde no contexto atual, condicionando enfermeiros a supervalorizar a tarefa em detrimento do relacionamento com os membros da equipe, o que acaba prejudicando a própria tarefa de cuidar do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o Item II - ..." tratando-se, portanto, de uma liderança sem propósitos. "????? Como assim sem propósito?

    Alguém poderia explicar, por favor???

  • Ianne, a liderança sem propósito se dá na medida em que o cuidado (que é o foco da enfermagem) é deixado de lado, em seu lugar é colocada o foco no Lider, que se torna o alvo do propósito.

     

     

     

  • Obrigada Alan Rodrigues

  • http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n1/v13n1a25.pdf.

    Na liderança em enfermagem, é necessário que o resgate do cuidado seja uma constante, visto que ele é o foco central da profissão, fundamentando-a e justificando as ações da equipe de enfermagem. Entretanto, para que o cuidado seja elemento presente nas ações de enfermagem, é preciso que ele esteja inserido inicialmente nas relações entre os próprios profissionais, a fim de que não haja empecilhos para os processos assistenciais. A enfermeira deve desenvolver constantemente pensamento crítico e manter acesas em sua atuação como líder as motivações do cuidador e a empatia 1,15. Em uma situação de liderança comentada por Kim, o dever de um líder de enfermagem é resolver entraves a fim de que os profissionais da equipe de enfermagem possam servir a seus clientes. De acordo com seu raciocínio, a remoção de obstáculos dentro da própria equipe de enfermagem consistiria em uma forma de servir ao cliente.

  • OBRIGADA!!!! Salvou meu ano, sério!

  • Não entendi a parte inicial da alternativa II falando que a administração é característica de um modelo de liderança baseado no poder. Qual a referência? Acredito que nem sempre administrar tem a ver com poder.