SóProvas


ID
20035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, e o factoring, também conhecido como fomento mercantil, têm sido dois institutos importantes para o crescimento das empresas brasileiras. Com o crescimento do mercado, crescem, também, as garantias, como os seguros. Considerando esses institutos jurídicos, julgue os próximos itens.

Cosseguro é a operação pela qual o segurador, com o objetivo de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido.

Alternativas
Comentários
  • A operação apresentada é de RESSEGURO.
  • Definição de cosseguro:

    Operação em que mais de uma companhia de seguros participa diretamente, em uma mesma apólice, de um mesmo risco.
    Cada companhia de seguros é responsável por uma quota ou parte do montante total do seguro, e o prêmio é dividido na proporção da participação de cada companhia de seguros.

    Não sei se é impressão, mas achei a frase confusa, os conceitos se confundem...
  • Denomina-se resseguro à operação pela qual o segurador, transfere a outrem, total ou parcialmente, o risco assumido. Nessa operação, o segurador objetiva diminuir suas responsabilidades na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, e cede a outro uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido. Simplistamente o resseguro é visto como um seguro do seguro.
  • A operação apresentada não pode ser de resseguro, pois no resseguro uma seguradora transfere parte do risco a uma RESSEGURADORA e não a outra seguradora como na questão.
  • CERTO.Tanto na operação de cosseguro, como na operação de resseguro, a responsabilidade e o prêmio (ganho da seguradora) são repassados a a outrem.A diferença é que esse outrem, no caso do cosseguro, é uma SEGURADORA. Já no caso do resseguro, esse outrem é uma RESSEGURADORA (nacional ou estrangeira).Resseguro: seguro do seguro;Cosseguro: divisão do seguro (entre seguradoras).
  • RESSEGURO - Operação pela qual o segurador, com o fito de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido.COSSEGURO - Divisão de um risco segurado entre vários seguradores, ficando cada um deles responsável direto por uma quota-parte determinada do valor total do seguro.
  • resseguro e cosseguro deixa qualquer um doido!!!!!
    entao pensem dessa forma:
    resseguro = divisão do risco, MAS QUEM VAI ATRAS DE DIVIDIR O RISCO EH A SEGURADORA
    resseguro = divisão do risco, MAS QUEM VAI ATRAS DE DIVIDIR O RISCO EH O SEGURADO!!
  • CORRIGINDO O COLEGA ACIMA: resseguro e cosseguro deixa qualquer um doido!!!!!
    entao pensem dessa forma:
    resseguro = divisão do risco, MAS QUEM VAI ATRAS DE DIVIDIR O RISCO EH A SEGURADORA
    COsseguro = divisão do risco, MAS QUEM VAI ATRAS DE DIVIDIR O RISCO EH O SEGURADO!!
  • Galera:
    Não venham aqui colar textos prontos de apostilas, sei que é uma minoria que faz isso, mas a galera precisa de explicação clara, e me desculpem, ninguém deu...e se não gostarem do comentário, que sei que também será uma minoria, EXPLIQUEM MELHOR!

    A alternativa acima se refere a RESSEGURO, por isso que está errada! Vou tentar esclarecer como aprendi:

    No RESSEGURO, você vai até o BB por exemplo fazer o seguro da sua Ferrari....o BB acha que perderá muito dinheiro no caso de sinistro, pelos valores elevados, então procura uma outra seguradora e faz um seguro pra ele, em cima desse que fez pra você, querendo se proteger financeiramente caso isso ocorra.

    Já para ocorrer um CO-SEGURO, pra início de conversa, precisa-se de no mínimo duas seguradoras responsáveis pela mesma apólice, ou seja, apenas uma transação direta, não como acima que vc fez um seguro e a seguradora foi e fez outro. É um único seguro com mais de uma corretora.
    Ele ocorre em situações de valores MUITO ELEVADOS ou de "GRANDE MONTA" como eles chamam, que é o caso onde a cobertura seria muito onerosa para apenas um deles...
    Os valores são divididos entre todas as seguradoras envolvidas, cada um ficando responsável pela parte que lhe couber. NÃO HAVENDO RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA ENTRE ELES, A NÃO SER QUE ESPECIFIQUEM EM CONTRATO, O QUE É RARO!
    O segurado, ou seja, quem está solicitando o seguro, pode apontar qual das seguradoras ele quer que "administre" o contrato ou apólice, o resto é decidido pelas próprias corretoras, de acordo com o cacife e o interesse de cada uma em determinado negócio.
  • ATENÇÃO GALERA...!
    Basicamente, a diferença do CO-SEGURO para o RESSEGURO está no contrato, no qual CO-SEGURO é um contrato entre o segurado e as seguradoras envolvidas(contrato de seguro envolve todas as seguradoras e o segurado), e o RESSEGURO é um contrato entre a seguradora e o segurado( seguradora, temendo o risco, resolve fazer um seguro sobre o seguro por ela oferecido) 
  • "Cosseguro é a operação pela qual o segurador, com o objetivo de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido"

    ERRO: a questão fala que no cosseguro é o segurador que procura outro segurador

    Cosseguro - o segurado (cliente da seguradora) é quem procura outro segurador para dividir as responsabilidades. Se uma seguradora falha, ainda tem a outra para garantir o resto.

    Resseguro - a seguradora (quem pega a responsabilidade de cuidar) é quem procura outro segurador para fazer um SEGUUUURO DO SEGURO QUE ELA JÁ TEM.

  • Cosseguro: segurado procura segurador.

     

    Resseguro: segurador procura segurador.

  • Cosseguro é a operação pela qual o segurador, com o objetivo de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido.

    O EXEMPLO DADO É DE RESSEGURO

  • Sei não...

    O resseguro é entre a seguradora e uma resseguradora.

    O resseguro é garantido por resseguradoras, sendo aplicado quando o excede a capacidade de responsabilidade de uma seguradora. (fonte: http://www.sindsegsp.org.br/site/noticia-texto.aspx?id=11041)

    O resseguro é o seguro das seguradoras. É um contrato em que o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora (cedente) pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro. (fonte: http://www.tudosobreseguros.org.br/sws/portal/pagina.php?l=366)


    Continuo sem entender o gabarito. Alguém pra ajudar?

  • Não achei o erro desta questão. Creio que esteja certa. Alguma compreesão diferente??

    Coseguro: Divisão de um risco segurado entre várias Seguradoras, cada uma das quais se responsabiliza por uma quota-parte determinada do valor total do seguro. Uma delas, indicada na apólice e denominada "Seguradora Líder", assume a responsabilidade de administrar o contrato, e representar todas as demais no relacionamento com o segurado, inclusive em caso de sinistro. (Circular SUSEP 291/05).

    Prêmio: É o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.

    http://www.susep.gov.br/setores-susep/seger/coate/perguntas-mais-frequentes-sobre-seguros-1

    Marina Raiça Correia da Silva  aonde encontrou este conceito? qual fundamento?

  • Evidentemente, o gabarito desta questão está equivocado. No cosseguro, várias seguradoras se unem e cada uma assume um percentual do risco.

  • A definição proposta pela questão é de RESSEGURO.

    Cosseguro: Divisão de um risco segurado entre várias Seguradoras, cada uma das quais se responsabiliza por uma quota-parte determinada do valor total do seguro. Uma delas, indicada na apólice e denominada "Seguradora Líder", assume a responsabilidade de administrar o contrato, e representar todas as demais no relacionamento com o segurado, inclusive em caso de sinistro. (Circular SUSEP 291/05).
    http://www.susep.gov.br/setores-susep/seger/codoc/glossario/co-seguro
  • O erro da questão está no fato de se afirmar que o motivo para o cosseguro é o "risco considerado excessivo ou perigoso".

    A seguradora pode fazer resseguro independente destas motivações.

    Definição de Cosseguro, segundo site da SUSEP:

    Divisão de um risco segurado entre várias Seguradoras, cada uma das quais se responsabiliza por uma quota-parte determinada do valor total do seguro. Uma delas, indicada na apólice e denominada "Seguradora Líder", assume a responsabilidade de administrar o contrato, e representar todas as demais no relacionamento com o segurado, inclusive em caso de sinistro. (Circular SUSEP 291/05).

  • ERRADO


    resseguro é o seguro das seguradoras. É um contrato em que o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora (cedente) pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro.

  • No COSSEGURO o SEGURADO DIVIDE o risco com outra(s) SEGURADORA(s)

    Ex.: 30% fica com a Seguradora A e 70% com a Seguradora B

    No RESSEGURO a SEGURADORA CEDE o risco a uma ou + RESSEGURADORAS

  • Esta é uma questão meio confusa e bem sacana pois traz uma definição errônea de resseguro na tentativa de te fazer confundir com um cosseguro.

    Antes de prosseguirmos, veja uma definição breve de resseguro e cosseguro:

    Resseguro: transferência total ou parcial do risco pela seguradora a uma resseguradora.

    Cosseguro: distribuição percentual dos riscos entre uma ou mais seguradoras.

    Perceba que a questão utiliza o termo “ceder o risco” – como se a seguradora já tivesse aceitado uma apólice e, posteriormente, temendo não conseguir se responsabilizar na ocorrência de sinistro, transferisse (cedesse) uma parte desse risco, o que caracterizaria um resseguro (se a transferência fosse feita a uma resseguradora, claro). Afinal, para que ela ceda o risco é preciso que ela, primeiramente, “tenha” este risco.

    O correto, então, na ocasião de cosseguro, seria dizer que o risco é compartilhado/distribuído, e não cedido.

    Que questãozinha, eim?

    Resposta: Errado

  • Galera, o segredo dessa diferença está no foco do contrato, NADA MAIS,observe:

    RESSEGURO = O foco é o risco da seguradora em realizar um seguro a alguém, ela recorre então a um seguro para si mesma

    COSSEGURO = O foco é o risco do segurado, que terá seu seguro dividido entre várias seguradoras.

    Pensando assim, pouco importa saber os motivos do seguro ou coisa do tipo. Observe que a questão trata :

    Operação pela qual o segurador, com o objetivo de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido.

    O foco aqui é a diminuição do risco de quem? DA PRÓRIA SEGURADORA, caracterizando um RESSEGURO

  • Q questãozinha do capeta, tomar banho veih