SóProvas


ID
2004946
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

0 sentido da colonização - A atividade colonizadora europeia aparece como desdobramento da expansão puramente comercial. Passou-se da circulação para a produção, no caso português, esse movimento realizou-se através da agricultura tropical. Os dois tipos de atividade, circulação e produção, coexistiram. Isso significa que a economia colonial ficou atrelada ao comércio europeu. Segundo Caio Prado Jr., o sentido da colonização era explícito:

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta, contudo, duas opções corretas e não apenas uma como determina o edital (9.2.2 – Da Prova Objetiva) e, portanto a mesma deve ser anulada. A banca responsável pelo concurso copiou trecho inteiro do livro "História do Brasil" de Luiz Koshiba (página 23, edição de 1996) e a colocou se referindo ao enunciado da questão. A complementação imediata destaca a transcrição das palavras do historiador Caio Prado Jr defendendo que o sentido explícito da colonização foi de "fornecer produtos tropicais e minerais para o mercado externo". O parecer lógico é que a letra B está correta. No mesmo sentido do propósito da colonização a letra D também está correta. Luiz Koshiba diz em seu livro aqui citado na página 15 que "na realidade, a constituição do Estado nacional ou a centralização política foi um pré-requisito da expansão". (marítima). O mesmo Koshiba também diz que o Estado português foi importante nesta empreitada porque garantiu o apoio as pesquisas e viagens de exploração estabelecendo o monopólio régio nos territórios conquistados (também página 15). A letra “D” revela a importância da centralização política em torno do rei à frente dos Estados Nacionais. A atuação do Estado mostrou-se indispensável para realizar a expansão marítima e garantir o êxito na colonização das a serem terras descobertas e exploradas economicamente.

  • FORNECER MATÉRIA PRIMA A COLÔNIA PARA A METROPOLE

  • Discordo do Adriano, creio que de fato só exista uma alternativa correta.

    A letra B, pois está pedindo no enunciado "o sentido da colonização".

    No livro do Gilberto Cotrim, desde a Revolução de Avis, foi possível perceber o interesse apenas no comércio marítimo.

    Tanto que os portugueses decidiram encontrar uma nova rota marítima para as Índias, uma vez que o mercado estava a favor de Gênova e Veneza. Ps:Isso tudo visando apenas o lucro deles "portugueses".

    Eles buscavam somente encontrar matérias-prima em outros continentes, a fim de entrar nesse novo comércio com tudo.

    Então como a gente tem como exemplo o descobrimento da américa---o tratado de tordesilhas entre Portugal e Espanha, que leva em conta o domínio das terras, exclusivamente para o lucro próprio do império, com as riquezas lá encontradas.

    Então a alternativa (D)Na centralização do poder como condição para os países saírem em busca de novos mercados.

    fica totalmente vaga.

    A razão da colonização seria "Na centralização do poder" não. Isso ta mais pra uma explicação sobre as razões favoráveis para as grandes navegações terem surgido.