SóProvas


ID
200566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às áreas que formam o contexto do campo de
atuação do técnico em comunicação social, julgue o item a
seguir.

Um dos princípios adotados pela Organização Mundial do Comércio é o da não discriminação, que consiste em garantir tratamento igual a todos os membros da organização no que se refere às atividades comerciais. Em algumas ocasiões, porém, é permitida a adoção de medidas que privilegiem produtores nacionais em detrimento de produtores estrangeiros.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Dado o princípio da isonomia e dentro do âmbito dos preceitos adotados pela OMC, não se vislumbra medidas que privilegiem produtores nacionais em detrimento de produtores estrangeiros. O que pode existir, em alguns casos, é o tratamento desigual para os desiguais, por exemplo, alguns incentivos e prerrogativas para micro e pequenas empresas que concorram em um certame licitatório ou empresas que investem em ações em prol do meio-ambiente etc.
  • Gabarito questionável.

    A legislação brasileira prevê, sim, vantagens para empresas brasileiras na concorrência com as estrangeiras, com objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico nacional.

    Lei 8666/1993
    Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    § 2o  Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:
    II - produzidos no País;
    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.
    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.