-
Gabarito: A.
Nas respostas estão invertidos os conceitos de amplitude de controle menor e maior.
-
O Gabarito é A, ele só inverteu os conceitos, quando se lê maior deve se ler menor e vice-versa
-
Amplitude de controle menor
Trabalho criativo e inovador
Tarefas diversificadas
Dispersão física das pessoas
Necessidade de orientação
Ausência de regras e procedimentos
Poucos sistemas de suporte
Muitas atividades não-administrativas
Preferências pessoais
Custo administrativo maior
Amplitude de controle maior
Trabalho rotineiro e previsível
Tarefas similares
Concentração física das pessoas
Pessoal treinado e preparado
Regras e procedimentos
Sistemas de apoio e suporte
Poucas atividades não-administrativas
Preferências impessoais
Custo administrativo menor.
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amplitude_administrativa
-
galera porque a II está incorreta?
-
OS CONCEITOS E SUAS CARACTERÍSTICAS SÃO INVERSAMENTE PROPORCIONAIS.
A>:
< QTDADE DE NÍVEIS HIERARQUICOS
< CUSTO ADMINISTRATIVO
Se eu tenho MENOS níveis hierarquicos, tenho MENOS pessoas trabalhando. Dessa forma os trabalhos realizados serão previsíveis e rotineiros, uma vez que a organização tem regras e procedimentos (sistemas de apoio e suporte consistentes e precisos, indispensáveis para a execução das atividades.), não necessitando os empregados de supervisão e orientação frenquente - eles ja sabem do serviço diario.
________________________________________________
A<:
> QTDADE DE NÍVEIS HIERARQUICOS
> CUSTO ADMINISTRATIVO
Se eu tenho MAIS níveis hierarquicos, tenho MAIS pessoas trabalhando. Dessa forma os trabalhos realizados tem necessidade de criatividade e inovação, haja vista a qtdade de pessoas para realizar. A organização NÃO tem regras e procedimentos, necessitando os empregados de supervisão e orientação frenquente.
.
Foi o meu raciocínio. Espero que ajude!
-
Na ultima tem um erro de regência. "Implica a" e não "na"
-
A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que cada administrador poderá supervisionar/comandar pessoalmente;
Quantidade de pessoas que um chefe controla diretamente, pessoalmente.
Então:
- Quanto maior a amplitude de controle/ o nível hierárquico, mais subordinados;
- Quanto maior a amplitude de controle, menor a hierarquia.
Analisando as alternativas:
I – A amplitude de controle menor é mais adequada para trabalhos rotineiros e previsíveis do que amplitude de controle maior. Errado. Se o trabalho é rotineiro e previsível, então a amplitude de controle pode ser maior (chefe com mais gente para supervisionar diretamente), pois os processos já são conhecidos.
II – A amplitude de controle maior é mais adequada para trabalhos com necessidade de criatividade e inovação. Errado. O ideal é uma amplitude de controle menor, pois assim o chefe poderá tratar diretamente (e com mais atenção) com menos subordinados.
III – A amplitude de controle maior é indicada para trabalhos que necessitem de supervisão e orientação frequente. Errado. Na mesma linha de pensamento do quesito II, se precisa de orientação frequente, o ideal é que o chefe tenha um número menor de subordinados para tratar diretamente.
IV – A amplitude de controle menor tem um custo administrativo menor, se comparada a uma amplitude de controle maior. Errado. Tem um custo administrativo maior (um chefe para pouca gente = maior custo).
V – A amplitude de controle menor implica na utilização de sistemas de apoio e suporte consistentes e precisos, indispensáveis para a execução das atividades. Errado. Isso vale para uma amplitude de controle maior.
Gabarito: E. Todas as alternativas estão erradas.
-
segundo Robbins 2002, a amplitude de controle determina o número de subordinados que um gerente consegue dirigir com eficiência e eficácia.
A amplitude de controle menor promove a vantagem para o gerente, pois tem como manter um controle mais próximo, em contrapartida apresenta algumas desvantagens como número maior de níveis gerenciais que reduzem a velocidade da tomada de decisões e tendem a isolar a alta administração, torna mais complexa a comunicação vertical , por fim, favorece uma supervisão mais rígida e desencoraja a autonomia do funcionário.