-
Alternativa C
A estratégia é um conceito primordialmente militar, é uma palavra que vem do grego strategos, que é a arte do general.
Nas organizações a estratégia consiste do conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho e os objetivos de longo prazo da empresa, diferentemente da tática que tem os mesmos princípios, porém de resultados imediatos.
Para HITT, IRELAND e HOSKISSON, estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações definido para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva. Quando definem uma estratégia, as empresas escolhem alternativas para competir.
-
RESPOSTA: C
A Questão Reflete a Níveis de competências organizacionais
Competências essenciais São as atividades mais elevadas, do nível corporativo, e indicadas como a chave para a sobrevivência da empresa; é ponto de partida para definir a política e a estratégia a ser adotada e implementada em toda empresa;
Competências distintas São as atividades que os clientes reconhecem como elementos diferenciadores da concorrência, caracterizando assim, uma vantagem competitiva;
Competências das unidades de negócio Caracterizam-se como as competências e atividades essenciais esperadas de cada unidade de negócios da empresa;
Competências de suporte Atividade imprescindível na organização. É necessária para apoiar e desenvolver o leque de competências essenciais da organização;
Capacidades dinâmicas Capacidade de se adaptar às suas competências desenvolvidas ao longo do tempo. É diretamente relacionada aos recursos importantes para a empresa.
-
Convenhamos, "RETORNO ACIMA DA MÉDIA" é uma afirmação completamente vaga. Que retorno???? Que média???? A alternativa C seria a menos errada. Porém, se colocássemos a assertiva em uma roda de discussão com executivos certamente não chegaríamos a um consenso. Fico imaginando de qual literatura a FCC teria extraído uma afirmação tão leviana. Que barbaridade!!!!
-
A assertiva é literalmente o conceito de Hitt et al, 2008, p. 5, administração estratégica é o "conjunto de compromissos, decisões e ações necessários para que a empresa obtenha vantagem competitiva e retorno acima da média. "
-
Também concordo plenamente com Cássio, não sei de onde a FCC consegue formular questões desse tipo, mas fazer o que não é pessoal? O importante é que acertemos na prova. Bons estudos!!!
-
O erro da alternativa B estaria nas palavras "com sucesso"? Uma vez que o plano estratégico em si não nos dá a certeza do alcance do objetuvo definido?
Se alguém puder explicar, fico grata.
Nara
-
Questão altamente subjetiva. Que erro há nas alternativas D e E??? No enunciado, a questão diz: " O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO estratégica...", dá a entender que o Planejamento Estratégico já foi feito e que estaríamos já no processo, ou seja, nas ações, na administração em si do planejamento, e neste sentido, não vejo erro nas alternativas D e E.
Se alguém tiver embasamento doutrinário que faça cair por terra a subjetividade desta questão, será de muita valia, principalmente se puder nos avisar no nosso perfil.
Desde já agradeço a quem nos ajudar.
-
D) ERRADA. A liderança em custos é um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens e serviços com características aceitáveis pelos clientes. A liderança de custo é uma estratégia que tem como objetivo tornar uma organização mais competitiva, oferecendo preços mais baixos que seus
concorrentes e obtendo uma grande participação de mercado.
-
- a) implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou consideram custosa demais para imitar.
- O erro está em dizer que os concorrentes não conseguem copiar, isso é uma variável externa e não tem como controlar
- b) formula e implanta com sucesso uma estratégia de criação de valor.
- Não há como garantir que a implementação ocorra com sucesso.
- c) é o conjunto de compromissos, decisões e ações necessários para que a empresa obtenha vantagem competitiva e retorno acima da média.
- Correta
- d) é um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens e serviços com características aceitáveis pelos clientes ao menor custo em comparação com o dos concorrentes.
- Esta alternativa tem mais haver com precificação do que com planejamento estratégico em si, e o preço pode ser maior do que o da concorrência e o cliente aceitar mesmo assim, devido ao valor agregado ao produto tais como condições de pagamento, qualidade no serviço, praticidade entre outros
- e) é um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens ou serviços (a um custo aceitável) que os clientes percebem como diferentes, de maneira que sejam importantes para eles.
- O planejamento estratégico não tem haver com o menor custo, a empresa pode ter sucesso mesmo com custos elevados desde que o cliente perceba o valor agregado ao produto como por exemplo um produto que lhe de status não terá o menor custo e mesmo assim o cliente pagará por ele.
-
a FCC adora questões assim, e devem ser feitas por pessoas que não tem formação em administração, pq o Porter identificou no livro "Competitive Strategy" três estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo. A "liderança em custo", "diferenciação" e "foco". Sério, quer resposta especifica então coloca "segundo tal autor", ou não coloca alternativa que está correta segundo outros autores.
-
Que matéria desgraçada!
Tanto é que o QC está bastante relutante em colocar um professor especializado nessa seara, pois praticamente todas as questões são de cunho subjetivo e que pode conter diversas interpretações, de diversos autores, não estando nenhum deles incorretos.
Poucas foram as vezes que tive tanto nojo de uma disciplina, como essa!
Que merda ter que estudar essa bagaça!!
-
Sabem quando vai acabar essa casa da mãe joana? a partir do momento que o edital indicar o referente bibliográfico.
-
a) implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou consideram custosa demais para imitar. Errado. O processo de administração não faz apenas implementar. b) formula e implanta com sucesso uma estratégia de criação de valor. Errado. Existem outras estratégicas. c) é o conjunto de compromissos, decisões e ações necessários para que a empresa obtenha vantagem competitiva e retorno acima da média. Certo. De forma geral, o que se busca é que a empresa obtenha vantagem competitiva para proteger seus retornos acima da média. d) é um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens e serviços com características aceitáveis pelos clientes ao menor custo em comparação com o dos concorrentes. Errado. Essa não é a única estratégia. e) é um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens ou serviços (a um custo aceitável) que os clientes percebem como diferentes, de maneira que sejam importantes para eles. Errado. Essa não é a única estratégia. GABARITO: C.
observação..os professores também ficam perdidos com esse tipo de pergunta.
-
GABARITO LETRA C
Trata-se de uma questão sobre estratégia em geral, mas que está bastante relacionada com a vantagem competitiva de Porter. Vamos analisar
cada uma das alternativas:
a) implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou consideram custosa demais para imitar. Errado. O processo de administração não faz apenas implementar.
b) formula e implanta com sucesso uma estratégia de criação de valor. Errado. Existem outras estratégicas.
c) é o conjunto de compromissos, decisões e ações necessários para que a empresa obtenha vantagem competitiva e retorno acima da média. Certo. De forma geral, o que se busca é que a empresa obtenha vantagem competitiva para proteger seus retornos acima da média.
d) é um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens e serviços com características aceitáveis pelos clientes ao menor custo em comparação com o dos concorrentes. Errado. Essa não é a única estratégia.
e) é um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens ou serviços (a um custo aceitável) que os clientes percebem como diferentes, de maneira que sejam importantes para eles. Errado. Essa não é a única estratégia.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS