-
Para ajudar a resolver a questão: tecnologias DISRUPTIVAS são aquelas que entram no mercado não para melhorar algo que já existe, mas sim para substituí-lo totalmente, é uma QUEBRA, RUPTURA de padrão, causando imediata obsolência no concorrente, o que acontece muito hoje em dia. ex: tv colorida, dvd, injeção eletrônica.
Com essa alternativa certa, limitávamos a duas respostas, letras A e C. Na letra C, fala de exinção de patentes pela difusão tecnológica, e pelo que sei, a patente obedece a um prazo Legal. portanto, ficaríamos com a letraA.
-
Desculpe o colega abaixo, mas a correta é letra C.
Ao ler as alternativas, a dúvida é sanada com a IV. Está incorreta, pois as empresas não tem tempo para entrar lentamente no mercado, aprendendo. Só sobrariam A e C, e ao ler a opção V, que fala sobre quão rápidos os concorrentes são em copiar vantagens competitivas (pura verdade) concluímos que a correta é a C.
-
Tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo descrevendo a inovação tecnológica, produto, ou serviço, que utiliza uma estratégia "disruptiva", em vez de "revolucionário" ou "evolucionário", para derrubar uma tecnologia existente dominante no mercado. É sistematicamente demonstrado para a comunidade de pesquisa que as mais disruptivas inovações são uma minoria comparados com as inovações "revolucionarias", que introduzem uma inovação de maior performance no mercado. Exemplo de tecnologias disruptivas sucedendo são raros. Ocasionalmente, uma tecnologia disruptiva vem a dominar um mercado existente, seja preenchendo um espaço no novo mercado que a tecnologia antiga não conseguia atender, ou por sucessivamente mover para cima no mercado, começando com um produto mais barato com performance inferior, e através de aperfeiçoamentos finalmente deslocar os líderes do mercado(como as câmeras digitais substituindo as câmeras por filme).
Fonte: Wikipédia
-
A afirmativa V depende de interpretação. Cito como exemplo a disputa entre o IPhone da Apple e o Galaxy da Samsung. Os produtos são substitutos, porém, concebidos de forma totalmente diferente, logo, a patente de um não invalida o outro. O que ficou mal colocado na questão foi a palavra "extinta". A patente não se extingue, como bem colocou o Luciano, o que a ocorre é que a patente não garante Vantagem Competitiva uma vez que cada empresa pode desenvolver a sua própria tecnologia sem necessidade de recorrer à da outra.
De um modo geral, as afirmativas são tão dúbias que a única forma de resolver é concluir que a IV está errada e ficar entre a A e a C. Eu não consigo entender o erro da Afirmativa III, alguém consegue?
-
Segundo o site do Professor Menegatti (que eu não sei quem é):
"Num mercado hipercompetitivo, não existe quase nenhuma vantagem competitiva sustentável disponível."
Assim, a "C" estaria errada porque as empresas já não têm uma posição competitiva.
-
Segue a minha interpretação para a letra C estar correta:
A questão fala sobre o surgimento da economia e tecnologia globalizada, e mudanças tecnológicas rápidas.
A patente tem ligação a proteção de produto contra cópias, em geral para longo prazo.
Se as mudanças atuais são extremamente rápidas, A patente já não é mais uma VANTAGEM COMPETITIVA a ser considerada, pois torna-se obsoleta em pouquíssimo tempo.
-
Tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo que descreve a inovação tecnológica, produto ou serviço que utiliza uma estratégia disruptiva, em vez de evolucionária ou revolucionária, para derrubar uma tecnologia existente dominante no mercado. As tecnologias evolucionárias provocam melhorias incrementais nos produtos/serviços; as revolucionárias provocam grandes alterações; e as tecnologias disruptivas destroem o que existe, atendendo às mesmas exigências dos clientes com diferenças bastante significativas, utilizando algo completamente diferente e novo. O exemplo clássico de tecnologia disruptiva é a máquina fotográfica digital em relação à máquina fotográfica tradicional com filme e revelação.
Se uma tecnologia disruptiva se impõe no mercado, ela provoca mudanças radicais em diversas dimensões: Podem mudar modelos de negócio – É só ver a mudança do processo de comercialização de músicas, do CD para o iTunes.
Outros efeitos das tecnologias disruptivas são:
Podem mudar as estruturas das empresas – Com a tecnologia da informação, não existem fronteiras. O “departamento ao lado”, dentro da sua empresa, pode estar no mesmo prédio, na Índia ou na China.
Podem mudar as estruturas industriais das empresas – Novas tecnologias quase sempre implicam novos equipamentos. Desaparecem fábricas velhas e surgem novas.
Podem mudar os perfis dos profissionais requeridos – Profissões ficam obsoletas e surgem outras novas, remunerações mudam e o sistema de ensino precisa se adaptar.
Podem mudar o mercado – Mudam-?se hábitos, mudam os consumidores, muda o mercado.
Portanto, é de certa forma esperado que empresas ganhem muito (ou nasçam) e que outras percam muito (ou morram) em função dessas tecnologias. Ou que o ranking dessas empresas se altere radicalmente, privilegiando as companhias pioneiras e as inovadoras e penalizando as resistentes. Sem esquecer que a maioria das tecnologias disruptivas não emplaca. Nesse caso, se um pioneiro apostar todas as suas fichas numa tecnologia que não vinga, é ele quem morre.
Fonte: Fábio Botana - professor da Faculdade Senais de Tecnologia Gráfica.
-
Também não entendi o item III....
-
O erro da III está em "manter posição" errada - a empresa pode querer melhorar sua posição no mercado.
A V está correta analisei e percebi que o termo referido a "extinta" é aplicado não para patentes e sim para as ações competitivas bem sucedidas