-
A ESTRUTURA MATRICIAL é também denominada matriz ou organização em grade.
A essência da matriz é combinar as duas formas de departamentalização - a funcional com a departamentalização
de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional. Trata-se, portanto, de uma estrutura mista. Ou melhor, HíBRIDA.
Fonte: Introdução à TGA - Idalberto Chiavenato
Bons Estudos !
-
LETRA A
Estrutura Matricial – Também chamada matriz, é a gestão em grade ou gestão por projeto, embora seja diferente da departamentalização por projeto, pois esta não implica uma grade ou matriz.
A essência da organização matricial é combinar as duas formas de departamentalização, departamentalização funcional e de produtos e/ou projetos – na mesma estrutura organizacional.
Trata-se de uma estrutura híbrida. Nela há DUALIDADE DE COMANDO, ou seja a pessoa se reporta a dois superiores (ao chefe de linha e ao gerente de projeto, por exemplo).
-
Não há diferença entre tipo de estrutura organizacional e tipo de departamentalização? Não existe departamentalização MATRICIAL e sim estrutura matricial.
-
O tipo HÍBRIDO de departamentalização no qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio FUNCIONAL, permanentes, que apoiam os PROJETOS e os orientam em assuntos especializados é denominado
HÍBRIDO+FUNCIONAL+PROJETOS=MATRICIAL (ESTRUTURA/DEPARTAMENTALIZAÇÃO, AQUI AS DENOMINAÇÕES SE CONFUNDEM)
GABARITO ''A''
O Cespe segue a mesma linha de raciocínio.
Outro tipo de estrutura que o Cespe também costuma chamar de departamentalização é a divisional. Para notar isso, é preciso fazer todo o filtro.