SóProvas


ID
2010124
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

(...) Consumidores
Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), as operadoras não apresentam justificativas técnicas para inclusões ou reduções de franquias de dados nos novos planos. “Ao adotarem essas medidas, as operadoras elevam seus preços sem justa causa, detém vantagem excessiva nos contratos, limitam a competição e geram aumento arbitrário de lucro,” disse o pesquisador em telecomunicações do instituto, Rafael Zanatta.
A entidade ingressou com uma ação civil pública contra as operadoras Claro, Net, Oi e Telefônica. O objetivo é impedir a suspensão do serviço de internet, que, segundo o Idec, é uma importante ferramenta de acesso à informação, reconhecido como direito fundamental e essencial para o exercício da democracia e da cidadania, “não devendo, portanto, prevalecer as alterações desejadas pelas operadoras”. (...).
Revista Exame

A palavra “segundo” no excerto: “segundo o Idec, é uma importante ferramenta de acesso à informação (...)”. A construção utilizando a conjunção adverbial conformativa tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.  Pestana (2012) = Orações Subordinadas Adverbiais Conformativas = Exprimindo ideia de conformidade, são iniciadas pelas conjunções subordinativas conformativas. Não deixe de dar uma olhada no capítulo de conjunções subordinativas.
    – Como todos sabemos, o Brasil já é autossuficiente em petróleo.
    – A revelação dos contatos do lobista com a empresa portuguesa deixou clara, consoante relevou uma revista famosa, a participação dele na “jogada”.
    – Segundo foi noticiado por nós, a reunião da sexta-feira 13 era esperada desde há muito.

  • Alguém sabe porque a C está errada?

  • Questão estranha... acho que seria uma interpretação individual.

    ...mas... quem samos nozes!

     

  • Alguém poderia explicar o erro da alternativa c?

  • A citação de alguma autoridade no assunto confere maior credibilidade ao que se está falando. No texto, o IDEC é quem diz e sustenta ainda mais a informação. O autor não quer se eximir da responsabilidade, muito pelo contrário. A conjunção é de conformidade porque é "conforme", "segundo", "de acordo com" o que tal autoridade no assunto diz...
  • É um texto informativo, portanto, não tem por que o autor querer se eximir da responsabilidade. Sendo um texto informativo as informação oficial, preferencialmente, de órgão oficiais ou pessoas de notório saber dão credibilidade ao texto. Por isso é para credibilidade.