-
A) Não há expressamente uma hierarquia, ainda a DUDH tem a finalidade de preservar o ser humano como individuo possuidor de direitos os quais não são transigiveis, comerciaveis. Basta imaginar alguém que passa 25 anos da sua vida estudando para um concurso, então ve-se privado injustamente da vaga, vale a pena viver sendo injustiçado?
B) A DUDH é uma recomendação.
C) GAB
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-prova-de-direitos-humanos-pm-pa/
-
B) A natureza jurídica de RESOLUÇÃO . Não é um Tratado pois é uma Recomendação !
-
LETRA B CORRETA
LETRA D Os sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos foram organizados em dois níveis complementares, a saber, o sistema em nível global – Sistema da ONU – e os sistemas em nível regional – o Sistema Europeu, o Sistema Interamericano, o Sistema Africano e o Sistema Árabe. O presente artigo tem como foco o Sistema Global, seus principais instrumentos normativos e organismos de supervisão e monitoramento.
-
GAB C
-
De fato, a DUDH contempla direitos de primeira e de segunda dimensão. Contudo, não podemos afirmar que o documento criou uma espécie de hierarquia entre um e outro, pelo que está errada a alternativa A.
A alternativa B está incorreta. Muito embora o entendimento majoritário da doutrina internacional é no sentido de que a DHDU possui força normativa, constitui uma declaração de direitos, não prevendo em seu texto instrumentos de exigibilidade. Isso somente existir no Sistema Global com a edição dos Pactos Internacionais.
A alternativa C está correta e é o gabarito da questão, pois é justamente essa a finalidade da DUDH no Sistema Global de Direitos Humanos.
A alternativa D, por sua vez, está incorreta, pois o monitoramento do cumprimento dos tratados e convenções internacionais no âmbito do Sistema Global de Direitos Humanos fica a cargo dos Comitês e Comissões, e não da Assembleia Geral da ONU.
Comentários do Estrategia concursos. Não estou conseguindo deixar o link :(
-
POSTEM O GABARITO CORRETO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GABARITO CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCc
-
MILENY a resposta não é LETRA B por que a DUDH é juridicamente vinculante.
-
A DUDH É UMA RESOLUÇÃO, PORTANTO A LETRA B TÁ ERRADA.
GABARITO LETRA C
-
GAB C
demarca ideais e princípios que foram consubstanciados nos demais instrumentos internacionais que a seguiram, além de influenciar Constituições e normas infraconstitucionais de diversas nações.
-
É UMA RESOLUÇÃO E NÃO UM TRATADO!!! BIZONHO
-
LETRA - C
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos. Desde sua adoção, em 1948, a DUDH foi traduzida em mais de 500 idiomas – o documento mais traduzido do mundo – e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes.
A DUDH, em conjunto com o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e seus dois Protocolos Opcionais (sobre procedimento de queixa e sobre pena de morte) e com o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e seu Protocolo Opcional, formam a chamada Carta Internacional dos Direitos Humanos. Uma série de tratados internacionais de direitos humanos e outros instrumentos adotados desde 1945 expandiram o corpo do direito internacional dos direitos humanos.
-
Não é de natureza jurídica e sim de natureza vinculante.
-
Vamos analisar as alternativas:
- afirmativa A: errada. A DUDH contém dispositivos que protegem direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais e em nenhum momento afirma que os direitos civis e políticos são mais importantes que as outras categorias de direitos fundamentais.
- afirmativa B: errada. A DUDH foi votada pela Assembleia Geral da ONU como uma Resolução (Resolução n. 217-A) e não possui força jurídica de um tratado (que demanda um procedimento específico para sua ratificação). Além disso, em nenhum momento a DUDH estabelece qualquer mecanismo de garantias, que só vieram a ser criados pelos Pactos de 1966.
- afirmativa C: correta. De fato, o impacto da DUDH é impossível de ser mensurado, visto que influencia todos os tratados de direitos humanos que lhe foram posteriores e também diversas Constituições e normas infraconstitucionais de diversos países.
- afirmativa D: errada. Não há, na DUDH, nenhum dispositivo nestes sentido; os mecanismos de fiscalização só foram estabelecidos após a aprovação dos Pactos Internacionais de Direitos Civis e de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, em 1966.
Gabarito: a resposta é a LETRA C.
-
A DUDH não obriga nada.
DECOREM!!!
-
A DUDH Tem natureza de recomendação ou resolução.