SóProvas


ID
2013568
Banca
CEPERJ
Órgão
SEAP-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São vantagens da burocracia, segundo Weber:

Alternativas
Comentários
  • A banca considerou a D como gabarito. Não vejo como tal.

    RENNO (2013, p. 27) = Entre as principais vantagens que a Burocracia trouxe, podemos citar: o predomínio de uma lógica científica sobre uma lógica da intuição, do “achismo”; a redução dos favoritismos e das práticas clientelistas; uma mentalidade mais democrática, que possibilitou igualdade de oportunidades e tratamento baseado em leis e regras aplicáveis a todos.
    Hoje em dia, o termo Burocracia virou sinônimo de ineficiência e lentidão, pois conhecemos os defeitos do modelo (que chamamos de disfunções da Burocracia), mas ele foi um passo adiante na sua época!
    Na Burocracia, existe uma desconfiança extrema em relação às pessoas, portanto são desenvolvidos controles dos processos e dos procedimentos, de forma a evitar os desvios.
    Ou seja, os funcionários têm pouca discricionariedade, ou liberdade de escolha da melhor estratégia para resolver um problema ou atender seus clientes! Tudo é padronizado, é manualizado! Com isso, os servidores passam a se preocupar mais em seguir regulamentos do que em atingir bons resultados.
    Olhe como esse tema já foi cobrado: 1. (FCC/MP/SE/Administrador/2009) NÃO constitui característica do modelo de Administração Pública Burocrática, que tem entre seus principais expoentes Max Weber:
    a) ênfase na ideia de carreira e profissionalização do corpo funcional público;
    b) estrutura hierárquica fortemente verticalizada, impessoalidade e formalismo;
    c) rigidez do controle dos processos, com predominância do controle da legalidade como critério de avaliação da ação administrativa (due process);
    d) rotinas e procedimentos segundo regras definidas a priori, em detrimento da avaliação por resultados;
    e) utilização de critérios eminentemente políticos para contratação e promoção de funcionários, em detrimento da avaliação por mérito.

    res. A alternativa D toca nesse mesmo ponto, e também está correta.
    O gabarito é mesmo a alternativa E, pois é a meritocracia que se relaciona com a Teoria da Burocracia, e não as nomeações por critérios políticos. Já até sei o que você está pensando! Mas, professor, e todas essas nomeações de políticos para cargos no governo? Pessoal, essas são características ainda persistentes do patrimonialismo em nosso sistema administrativo, e não características do modelo “puro” da Burocracia, ok?
    No nosso contexto atual, temos ainda aspectos presentes que são heranças do patrimonialismo (nomeações em cargos de confiança) e aspectos da Teoria da Burocracia (concursos públicos e noção de carreira, entre outros).
    Além disso, é importante não confundir a Teoria da Burocracia, ou seu modelo “puro”, com os problemas que a Burocracia causou – o que chamamos de disfunções da Burocracia. Normalmente a banca citará uma “disfunção” da Burocracia e dirá que é uma característica da Teoria da Burocracia.

  • GABARITO: letra D

     

    VANTAGENS DA BUROCRACIA

     

    Weber viu inúmeras razões para explicar o avanço da burocracia sobre as outras formas de associação. Para ele, comparar os mecanismos burocráticos com outras organizações é o mesmo que comparar a produção da máquina com outros modos não-mecânicos de produção. As vantagens da burocracia, para Weber, são:

     

    1. Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.

    2. Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres.

    3. Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos.

    4. Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.

    5. Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e de erros, pois os procedimentos são definidos por escrito.

    6. Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica.

    7. Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece aquilo que é exigido dele e quais são os limites entre suas responsabilidades e as dos outros.

    8. Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias.

    9. Subordinação dos mais novos aos mais antigos, dentro de uma forma estrita e bem conhecida, de modo que o superior possa tomar decisões que afetem o nível mais baixo.

    10. Confiabilidade, pois o negócio é conduzido de acordo com regras conhecidas, sendo que grande número de casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são previsíveis e o processo decisório, por ser despersonalizado no sentido de excluir sentimentos irracionais, como o amor, raiva, preferências pessoais, elimina a discriminação pessoal.

    11. Existem benefícios sob o prisma das pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tomarem especialistas em seus campos particulares, podendo encarreirar-se na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica. "

     

    (Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração – Idalberto Chiavenato, 2004)

  • Gabarito: D as outras são disfunções 

  • Redução do atrito entre as pessoas pois todos sabem seus limites e responsabilidades