SóProvas


ID
2014024
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

1     No Brasil de hoje, talvez no mundo, parece haver um duplo fenômeno de proliferação dos poetas e de diminuição da circulação da poesia (por exemplo, no debate público e no mercado). Uma das possíveis explicações para isso é a resistência que a poesia tem de se tornar um produto mercantil, ou seja, de se tornar objeto da cultura de massas. Ao mesmo tempo, numa sociedade de consumo e laica, parece não haver mais uma função social para o poeta, substituído por outros personagens. A poesia, compreendida como a arte de criar poemas, se tornou anacrônica?

2     Parece-me que a poesia escrita sempre será – pelo menos em tempo previsível – coisa para poucas pessoas. É que ela exige muito do seu leitor. Para ser plenamente apreciado, cada poema deve ser lido lentamente, em voz baixa ou alta, ou ainda “aural”, como diz o poeta Jacques Roubaud. Alguns de seus trechos, ou ele inteiro, devem ser relidos, às vezes mais de uma vez. Há muitas coisas a serem descobertas num poema, e tudo nele é sugestivo: os sentidos, as alusões, a sonoridade, o ritmo, as relações paronomásicas, as aliterações, as rimas, os assíndetos, as associações icônicas etc. Todos os componentes de um poema escrito podem (e devem) ser levados em conta. Muitos deles são inter-relacionados. Tudo isso deve ser comparado a outros poemas que o leitor conheça. E, de preferência, o leitor deve ser familiarizado com os poemas canônicos. (...) O leitor deve convocar e deixar que interajam uns com os outros, até onde não puder mais, todos os recursos de que dispõe: razão, intelecto, experiência, cultura, emoção, sensibilidade, sensualidade, intuição, senso de humor, etc.

3     Sem isso tudo, a leitura do poema não compensa: é uma chatice. Um quadro pode ser olhado en passant; um romance, lido à maneira dinâmica; uma música, ouvida distraidamente; um filme, uma peça de teatro, um ballet, idem. Um poema, não. Nada mais entediante do que a leitura desatenta de um poema. Quanto melhor ele for, mais faculdades nossas, e em mais alto grau, são por ele solicitadas e atualizadas. É por isso que muita gente tem preguiça de ler um poema, e muita gente jamais o faz. Os que o fazem, porém, sabem que é precisamente a exigência do poema – a interação e a atualização das nossas faculdades – que constitui a recompensa (incomparável) que ele oferece ao seu leitor. Mas os bons poemas são raridades. A função do poeta é fazer essas raridades. Felizmente, elas são anacrônicas, porque nos fazem experimentar uma temporalidade inteiramente diferente da temporalidade utilitária em que passamos a maior parte das nossas vidas.

(CÍCERO, Antônio. In: antoniocicero. Hogspot.com.br/ 2008_09_01archive.html (adaptado de uma entrevista).

Ao se substituir por um nome o verbo da oração adjetiva de: “Tudo isso deve ser comparado a outros poemas que o leitor conheça.” (§ 2), comete-se, no português padrão, ERRO de regência nominal em:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que deveria haver a preposição "a" antes do pronome relativo "que" ficando assim: "Tudo isso deve ser comparado a outros poemas "A" que o leitor tenha conhecimento."

     

    Por favor corrijam-me caso eu tenha me enganado.

     

    Bons Estudos!!!

  • O meu entendimento foi esse!

    (corrijam-me caso esteja errado)

     

    A regência nominal dos seguintes termos pede:

    A) Contato COM

     

    B) Espelhado EM

     

    C) Conhecimento DE (gabarito)

     

    D) Admiração PELOS

     

    E) Debruçado SOBRE

     

    Bons Estudos

  • Acredito que o substantivo "conhecimento" pede o uso da preposição "de".

     “Tudo isso deve ser comparado a outros poemas de que o leitor tenha conhecimento."

  • não compreendi essa questão.

  • c) que o leitor tenha conhecimento. ERRADO

        de que o leitor tenha conhecimento. CERTO

     

    quem tem conhecimento, tem conhecimento de alguma coisa...REGÊNCIA NOMINAL

  • TEM CONHECIMENTO DE ALGUMA COISA

  • Regência NOMINAL



    com que o leitor mantenha contato. - contato com


    em que o leitor se veja espelhado. espelhado em


    que o leitor tenha conhecimento. conhecimento de


    pelos quais o leitor guarde admiração. - admiração por


    sobre os quais o leitor viva debruçado - debruçado sobre


  • Essa banca fórmula questões estranhas. Enunciados sombrios...