SóProvas


ID
2014027
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

1     No Brasil de hoje, talvez no mundo, parece haver um duplo fenômeno de proliferação dos poetas e de diminuição da circulação da poesia (por exemplo, no debate público e no mercado). Uma das possíveis explicações para isso é a resistência que a poesia tem de se tornar um produto mercantil, ou seja, de se tornar objeto da cultura de massas. Ao mesmo tempo, numa sociedade de consumo e laica, parece não haver mais uma função social para o poeta, substituído por outros personagens. A poesia, compreendida como a arte de criar poemas, se tornou anacrônica?

2     Parece-me que a poesia escrita sempre será – pelo menos em tempo previsível – coisa para poucas pessoas. É que ela exige muito do seu leitor. Para ser plenamente apreciado, cada poema deve ser lido lentamente, em voz baixa ou alta, ou ainda “aural”, como diz o poeta Jacques Roubaud. Alguns de seus trechos, ou ele inteiro, devem ser relidos, às vezes mais de uma vez. Há muitas coisas a serem descobertas num poema, e tudo nele é sugestivo: os sentidos, as alusões, a sonoridade, o ritmo, as relações paronomásicas, as aliterações, as rimas, os assíndetos, as associações icônicas etc. Todos os componentes de um poema escrito podem (e devem) ser levados em conta. Muitos deles são inter-relacionados. Tudo isso deve ser comparado a outros poemas que o leitor conheça. E, de preferência, o leitor deve ser familiarizado com os poemas canônicos. (...) O leitor deve convocar e deixar que interajam uns com os outros, até onde não puder mais, todos os recursos de que dispõe: razão, intelecto, experiência, cultura, emoção, sensibilidade, sensualidade, intuição, senso de humor, etc.

3     Sem isso tudo, a leitura do poema não compensa: é uma chatice. Um quadro pode ser olhado en passant; um romance, lido à maneira dinâmica; uma música, ouvida distraidamente; um filme, uma peça de teatro, um ballet, idem. Um poema, não. Nada mais entediante do que a leitura desatenta de um poema. Quanto melhor ele for, mais faculdades nossas, e em mais alto grau, são por ele solicitadas e atualizadas. É por isso que muita gente tem preguiça de ler um poema, e muita gente jamais o faz. Os que o fazem, porém, sabem que é precisamente a exigência do poema – a interação e a atualização das nossas faculdades – que constitui a recompensa (incomparável) que ele oferece ao seu leitor. Mas os bons poemas são raridades. A função do poeta é fazer essas raridades. Felizmente, elas são anacrônicas, porque nos fazem experimentar uma temporalidade inteiramente diferente da temporalidade utilitária em que passamos a maior parte das nossas vidas.

(CÍCERO, Antônio. In: antoniocicero. Hogspot.com.br/ 2008_09_01archive.html (adaptado de uma entrevista).

A palavra em destaque que deriva – como “temporalidade” (§ 3) – de um radical secundário é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    A)TEMPORADA. Temp-orada. Deriva de um radical primário ou raiz.

    B) TEMPORAL. Temp-oral. Deriva de um radical primário ou raiz.

    C) TEMPORÃO. Temp-orão. Deriva de um radical primário ou raiz.

    D)TEMPORÁRIO. Temp-orário. Deriva de um radical primário ou raiz.

    E)TEMPORARIAMENTE Temp-oraria-mente. Deriva de um radical secundário.

    Portanto, TEMPORARIAMENTE deriva do radical secundário temporária.
     

    Raiz ou Radical Primário: é o elemento fundamental da palavra: não pode mais ser decomposto e nele se concentra o sentido básico. É elemento irredutível

    Radical Secundário: É a raiz acrescida de afixos (prefixos ou sufixos). É elemento significativo.

  • 1. Temporão

    Significado de Temporão Por Janete Santos (SP) em 09-09-2009

     

     

     

     

    Originalmente significava aquilo que vinha antes do tempo próprio; prematuro. Mas, evoluindo semanticamente, passou a agregar também o sentido do adjetivo serôdio, ou seja, tardio. Assim, hoje significa "aquilo que vem quando não mais se espera" ou aquilo que vem fora de tempo, quer antes, quer depois do tempo apropriado.

    Adjetivo
    (fem = temporã)

    "Este meu filho temporão nasceu já na minha velhice"

    "Os frutos temporãos não preocupam os agricultores"

    http://www.dicionarioinformal.com.br/tempor%C3%A3o/

  • Como a gente aprende com comentários úteis. Obrigada!!!