SóProvas


ID
2014222
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando-se a atuação de cinco psicólogos empregados em um hospital, e respeitando-se as definições do Conselho Federal de Psicologia e a literatura da área, caracteriza-se como um psicólogo hospitalar aquele que atua

Alternativas
Comentários
  • em equipe interdisciplinar no setor de cardiologia, avaliando e acompanhando intercorrências psíquicas dos pacientes cirúrgicos, intervindo nas relações do paciente com a equipe médica e com sua família.

  • Acredito que caberia anulação. A palavra "cardiologia" nesse contexto restringiu muito o panorama de atuação do Psicólogo Hospitalar. A resolução CFP nº 02/01 define que Psicólogo Hospitalar: 

    "Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção a saúde. Atua também em instituições de ensino superior e/ou centros de estudo e de pesquisa, visando o aperfeiçoamento ou a especialização de profissionais em sua área de competência, ou a complementação da formação de outros profissionais de saúde de nível médio ou superior, incluindo pós graduação lato e stricto sensu. Atende a pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente; membros da comunidade dentro de sua área de atuação; membros da equipe multiprofissional e eventualmente administrativa, visando o bem estar físico e emocional do paciente; e, alunos e pesquisadores, quando estes estejam atuando em pesquisa e assistência. Oferece e desenvolve atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como sua principal tarefa a avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas dos pacientes que estão ou serão submetidos a procedimentos médicos, visando basicamente a promoção e/ou a recuperação da saúde física e mental. Promove intervenções direcionadas à relação médico/paciente, paciente/família, e paciente/paciente e do paciente em relação ao processo do adoecer, hospitalização e repercussões emocionais que emergem neste processo. O acompanhamento pode ser dirigido a pacientes em atendimento clínico ou cirúrgico, nas diferentes especialidades médicas. Podem ser desenvolvidas diferentes modalidades de intervenção, dependendo da demanda e da formação do profissional específico; dentre elas ressaltam-se: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria. No trabalho com a equipe multidisciplinar, preferencialmente interdisciplinar, participa de decisões em relação à conduta a ser adotada pela equipe, objetivando promover apoio e segurança ao paciente e família, aportando informações pertinentes à sua área de atuação, bem como na forma de grupo de reflexão, no qual o suporte e manejo estão voltados para possíveis dificuldades operacionais e/ou subjetivas dos membros da equipe."

  • Questão absurda.

  • A questão se mostra mal elaborada, pois ao colocar um determinada área de atuação (cardiologia) poderia-se levar ao entendimento único da atuação do psicologo, que não é o caso.

    "No trabalho com a equipe multidisciplinar, preferencialmente interdisciplinar, participa de decisões em relação à conduta a ser adotada pela equipe, objetivando promover apoio e segurança ao paciente e família, aportando informações pertinentes à sua área de atuação, bem como na forma de grupo de reflexão, no qual o suporte e manejo estão voltados para possíveis dificuldades operacionais e/ou subjetivas dos membros da equipe." Resulução nº 02/2001

  • Questão passível de anulação.

  • Realmente a questão é ruim e poderia ser tentado anulação. Mas, como na hora da prova não dá para contar com isso, vamos tentar pensar por eliminação.

     

    A) restringe a intervenção à profilaxia e desenvolvimento psicomotor - não apenas

    B) restringe o contexto à cardiologia, mas a atuação descreve bem a intervenção do psicólogo hospitalar: avaliando e acompanhando intercorrências psíquicas dos pacientes cirúrgicos, intervindo nas relações do paciente com a equipe médica e com sua família.

    C) educação para saúde está mais para psicólogo da saúde, não hospitalar.

    D) não só intervenção orientada para psicanálise, cabe qualquer abordagem.

    E) parece mais um psicólogo organizacional, fazendo intervenções de desenvolvimento da equipe.

     

    Em alguns questões, o lance é responder a assertiva menos pior elaborada, rs. 

  • O psicólogo hospitalar só pode atuar no setor de cardiologia, é isso banca?

    Que questão mal elaborada!