SóProvas


ID
2014255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dor, em maior ou menor grau, está presente frequentemente nas doenças. Muitas das dores podem ser eliminadas com remédios, mas muitas outras resistem à mais potente das medicações. A Sociedade Internacional de Estudos sobre a Dor propõe que a dor seja vista como uma experiência sensorial e emocional desagradável, vivida de forma subjetiva, ressaltando que cada indivíduo utiliza este termo por meio de suas próprias experiências traumáticas. Desse modo, cada dor é a dor de uma pessoa.

Nesse contexto, considere o caso descrito abaixo.

Um homem, 67 anos, diagnosticado com câncer, passou a ter dores muito fortes. Diante disso, ele conseguiu atenção e amparo de sua família, antes muito afastada.

Os médicos receitaram analgésicos, porém ele não os tomava, justificando problemas no estômago. Na verdade, ele temia perder o acolhimento recém-conquistado de seus familiares.

Nesse caso, a equipe de psicologia deve atuar com a compreensão de que as dores do paciente

Alternativas
Comentários
  • têm significados ocultos e complexos que atendem a objetivos singulares que devem ser considerados e expressados.

  • Gabarito B.

    Tal comportamento pode ser definido em nossa literatura como "Ganho Secundário". É o termo usado na  e na  para se referir a benefícios que um  ou  pode fornecer ao paciente que possa justificar o desejo do paciente em continuar doente. Exemplos de benefícios comuns em continuar doente são a maior atenção de amigos e parentes, a diminuição das responsabilidades, uma licença do trabalho, uso de certos remédios ou da escola ou mesmo uma aposentadoria precoce. Benefícios secundários podem influenciar o resultado de cirurgias e tratamentos. É o principal reforçador para o comportamento para . O ganho secundário pode ser .

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ganho_secund%C3%A1rio

    Dattebayo.